Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Mulher é morta pelo Talibã no Afeganistão em 2021, mostra vídeo #boato

Mulher é morta pelo Talibã no Afeganistão em 2021, mostra vídeo #boato

Mulher é morta pelo Talibã no Afeganistão em 2021, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra uma mulher sendo executada pelo Talibã em 2021. Ela foi morta no Afeganistão depois da tomada de poder no país.

Desde quando o Talibã tomou conta do poder do Afeganistão, o mundo teme uma escalada de violência e autoritarismo no país. Em meio a isso, tem circulado na internet um vídeo que seria a prova do que estaria acontecendo no país.

Nas imagens, que obviamente não serão exibidas aqui, uma mulher é cercada por homens armados e forçada a se abaixar. Em um certo momento, um homem a executa. Junto ao vídeo, há mensagens (em alguns casos, de cunho político) apontando que o caso seria recente e do Afeganistão. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Talibã executando uma mulher em praça pública no Afeganistão. Se ligaaaii… Versão 2: Afeganistão após tomada do #Talibã, julgam/o sumário de mulher. Infelizm/e isso n causa comoção mundial… Fosse a derrubada de uma árvore na #Amazônia a ONU e os lacradores da #Esquerda caviar e a imprensa esquerdista, colocariam fogo no planeta inteiro… Versão 3: Vote em comunista no Brasil e vc terá os mesmos direitos desta mulher do Afeganistão hoje

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 4: Talibã toma a capital do Afeganistão, encontram uma mulher na rua que não está acompanhada do marido e não está com o rosto coberto. Imediatamente ela é julgada e lhe é aplicada a sentença respeitando” os direitos humanos e das mulheres ! Versão 5: Mulher é executada em praça pública pelos Talibãs no Afeganistão. Eu queria saber se as feministas de plantão só sabem matar bebês inocentes mesmo? A turminha da lacração cadê? A ONU? HIPÓCRITAS!!!

Versão 6: Não gosto de postar esse tipo de coisa. Mas as pessoas precisam entender o que está acontecendo. Joe biden, retirou a única esperança desse povo de viver em liberdade.E é como sempre digo, pra viver sem liberdade é melhor a morte. Foi a escolha desta mulher. Versão 7: As feministas e os militantes da esquerda? Estão defendendo o diálogo com esses terroristas. Não acredito nas boa intenções da esquerda. Joe Biden esta se lixando para o povo do Afeganistão. Versão 8: Olha que os terrorista estão fazendo com as mulheres Afeganistão 🇦🇫 veja até o final amigos vamos orar

Vídeo mostra uma mulher sendo executada pelo Talibã em 2021?

As imagens, infelizmente, se espalharam a todo vapor em redes sociais. Só que, apesar de, de fato, a situação no Afeganistão não ser favorável para mulheres (longe disso), não é verdade que o vídeo em questão seja de um caso de execução no país.

A mensagem e o histórico recente sobre o assunto já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. A mensagem é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que confirme que o vídeo é mesmo do Afeganistão, tem relação com o Talibã ou mesmo é recente. Já o tema tem sido recorrente em notícias falsas. Nos últimos dias, desmentimos histórias falsas sobre o assunto (temos exemplos aqui e aqui).

Já desconfiados da veracidade da informação, fomos buscar por notícias falassem da tal execução. Nada encontramos. A partir daí, buscamos pelo vídeo que está viralizando online. Foi aí que chegamos à verdade.

Na realidade, o vídeo é de 2015. As imagens foram feitas na Síria e a mulher executada foi acusada de “prostituição” e “adultério”. O The Independent aponta que a gravação do vídeo ocorreu por conta da al-Qaeda e que uma ONG britânica fez a denúncia da violação dos direitos humanos.

Resumindo: apesar de existir um perigo real para mulheres no Afeganistão, não é verdade que o vídeo em questão mostra uma execução de responsabilidade do Talibã. Na realidade, o vídeo é da Síria e de 2015.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: