Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > 229 missionários cristãos serão mortos no Afeganistão amanhã, alerta Judith Carmona #boato

229 missionários cristãos serão mortos no Afeganistão amanhã, alerta Judith Carmona #boato

229 missionários cristãos serão mortos no Afeganistão amanhã, alerta Judith Carmona, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A missionária Judith Carmona alertou que 229 missionários cristãos serão mortos amanhã no Afeganistão por islâmicos. Ela também alerta que Quaragosh, a maior cidade do Iraque foi tomada.

A mais nova crise no Afeganistão, causada pela tomada do poder por parte do Talibã, já tem começado a suscitar notícias falsas. Algumas delas são apenas reciclagem do que já foi desmentido por aqui. É o caso da história de hoje, que fala sobre ameaças a cristãos no Afeganistão e no Iraque.

Uma mensagem está circulando em nome da missionária Judith Carmona, que seria de Chihuahua (México) e estaria na África. De acordo com ela, 229 missionários cristãos estariam condenados à morte por islâmicos afegãos e teriam apenas 24 horas de vida. Ela também teria alertado que o “grupo radical islâmico” teria tomado a cidade de Quaragosh, no Iraque, e matando cristãos. Leia:

Confira o desmentido em vídeo:

A paz de Deus, Hoje, infelizmente, eles apenas confirmaram esta notícia terrível neste momento. Eles podem corraborar nas notícias. Que tristeza!! Por favor, ore pelos 229º missionários cristãos, que foram condenados à morte amanhã à tarde pelos islâmicos afegãos. Por favor, transmita esta mensagem o mais rápido possível para que muitas pessoas possam orar. Esta mensagem foi enviada por JUDITH CARMONA O missionário de Chihuahua que está na África. Todo o planeta unido em oração.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Se você puder encaminhá-lo, por favor, junte-se a nós em uma oração urgente, também porque o grupo radical islâmico acaba de tomar Quaragosh, a maior cidade cristã do Iraque. Onde existem centenas Homens, mulheres e crianças cristãos que estão sendo decapitados. A capa de oração está sendo solicitada. Por favor, dedique um minuto e ore por eles. Passe a mensagem a quem puder. Quaragosh já foi levado várias vezes. Eles nos pediram oração, por favor, passe para os outros.

Judith Carmona alerta que 229 missionários cristãos serão mortos no Afeganistão amanhã?

A mensagem se espalhou rapidamente entre perfis e grupos cristãos no WhatsApp, Facebook e outras redes sociais. Felizmente, a mensagem não passa de uma junção de duas fake news já desmentidas pelo Boatos.org com um ou outro elemento novo.

A primeira fake news contida na mensagem é a que aponta que os 229 missionários serão mortos no Afeganistão amanhã. Não passa de uma nova versão de uma fake news desmentida por algumas vezes no Boatos.org. As únicas diferenças na mensagem estavam na pessoa que “assinava” (vimos versões, por exemplo, citando a “irmã Gislaine”) e o número de condenados, que na versão antiga era de 229. Leia o que já escrevemos a respeito do assunto:

Pequenas mudanças na mensagem diferenciam as versões da história. Em 2016, a mensagem falava apenas de “missionários sequestrados por afegãos”. Em 2017, a mensagem falava na “irmã Gislaine”. Em 2019, uma das versões tinha o nome do “irmão Fábio Schuartz” e do “pastor Márcio”. Para terminar, em 2020, “21 missionários” sumiram e sobrou apenas uma mulher sequestrada. Como em todos os casos a explicação é a mesma, relembre o que escrevemos:

Para começar, a mensagem se utiliza de dois artifícios clássicos em histórias falsas que circula online. O primeiro é que data a história como “amanhã” (ou seja, amanhã sempre será amanhã, nunca terá uma data certa). Além disso, pede para que a mensagem seja repassada.

Procurando na internet sobre detalhes a respeito da tal história nos deparamos com a mesma corrente circulando há anos, em inglês. Um dos primeiros links encontrados é do site Snopes (que desvenda notícias falsas na internet). O site explica que não há 22 missionários sequestrados.

De acordo com a publicação, a história surgiu após o sequestro de 23 missionários sul-coreanos pelo Talibã em 2007. Dois destes missionários foram mortos e outros 21 foram libertados após pagamento de fiança por parte do governo da Coreia do Sul. Fora este caso, nunca mais ocorreu nada semelhante à descrição do texto.

A segunda notícia falsa era a que falava sobre a tomada da cidade de Quaragosh por islâmicos radicais. Além de o nome da cidade estar errado (na realidade, é Qaraqosh), a informação é desatualizada. Lembre o que escrevemos na época do desmentido (na antiga versão, de 2016, até o nome do papa Francisco era citado):

Diferente da maioria dos desmentidos do Boatos.org, precisamos dizer que essa história seria verdadeira (choquem-se) se não fosse um detalhe: os ocorridos descritos em Qaraqosh (e não Quaragosh) aconteceram há pouco mais de dois anos.

Como estamos em 2016 e não em 2014, essa corrente acaba sendo uma coleção de informações mal contadas. Há cerca de um mês foi retomada pela coligação internacional que luta contra o Estado Islâmico.

Em 2014, quando se intensificou a atuação do EI sobre a cidade e as perseguições contra cristãos no Oriente Médio aumentaram, o Papa Francisco separou uma parte de sua homilia para pedir proteção às vitimas cristãs maltratadas no Oriente Médio. O pontífice também sensibilizou os presentes na Praça São Pedro e pediu orações pela paz e resolução desses conflitos.

No entanto, o Papa não escreveu o apelo que tem sido repassado muito menos pediu que sua mensagem fosse compartilhada entre “os seus contatos”. Aliás, não é só para esse tema que Francisco pede orações, ele faz isso sempre (vide a mobilização que ele pediu em favor do Haiti após o recente furacão que devastou o país).

Resumindo: nem é verdade que a missionária Judith Carmona está alertando o mundo sobre ataques a cristãos no Oriente Médio tampouco que 229 missionários foram condenados à morte no Afeganistão ou que Quaragosh acabou de ser tomada. A mensagem que circula online é uma nova versão de um boato já desmentido aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: