Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco é flagrado fumando em foto com Evo Morales #boato

Papa Francisco é flagrado fumando em foto com Evo Morales #boato

Papa Francisco é flagrado fumando em foto com Evo Morales, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra o papa Francisco fumando um cigarro “diferente” e acompanhado do ex-presidente da Bolívia Evo Morales.

Desde quando falou sobre a questão do fogo nas matas brasileiras, o papa Francisco tem sido um dos principais alvos de notícias falsas na internet. Nos últimos dias, voltaram a viralizar fake news sobre o pontífice. Uma delas aponta para um suposto “momento descontraído” com Evo Morales.

Uma suposta foto de Francisco mostra o papa fumando um cigarro “diferente” e acompanhado do ex-presidente da Bolívia. Junto à imagem, vimos indagações e acusações contra o pontífice. “O que será que é isso no bico desse senhor?”, diz uma das mensagens, no Twitter. “O grande papa olhem para ele fumando maconha com evo morales não k não”, aponta outra no Facebook (traduzida do espanhol).

Papa Francisco foi flagrado fumando junto a Evo Morales?

Muita gente ficou curiosa. Afinal, não é lá muito comum (para não dizer outra coisa) um papa fumando. E, como a lógica sugere, a imagem que aponta que o papa estava fumando e acompanhado do presidente da Bolívia é falsa.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Três fatores já nos deixam muito desconfiados. O primeiro, como citado anteriormente, é o histórico recente de fake news sobre o papa. Nos últimos dias voltaram a circular histórias falsas como a que aponta que ele quer “acabar com a Bíblia”, que queria transformar a América do Sul na Ursal, que havia sido condenado por tráfico de crianças e outras.

O segundo está nas características das mensagens. Assim como um “bom boato”, a mensagem que acompanha a suposta imagem do papa fumando é vaga, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que a possa sustentar. O terceiro fator que nos deixa muito desconfiados é a ausência da tal imagem em fontes confiáveis. Vamos convir que, se o flagra fosse real, não só seria notícia como seria um escândalo.

Com tudo isso, resolvemos fazer uma busca pela origem da imagem. Foi aí que descobrimos que se trata de um fake que já circulou muito em língua espanhola. Ela começou a circular já em 2015 após a visita de Francisco à Bolívia. Na realidade, trata-se de uma montagem em cima de uma foto do papa “mandando um beijo” para alguém (como citado na época pelo jornalista Ariel Palacios). Confira a imagem original (sem cigarro, fumaça ou Evo Morales):

Resumindo: a história que aponta que o papa Francisco foi flagrado fumando um cigarro junto com o presidente da Bolívia Evo Morales é falsa. Não passa de uma montagem criada lá em 2015 e que voltou a circular em 2020 aqui no Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK