Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe criação de novo livro sagrado #boato

Boato – O papa Francisco declarou hoje que vai cancelar a Bíblia. Ele disse que vai trocar a Bíblia por um “livro sagrado mais moderno”.

Nos últimos dias, o papa Francisco recebeu Lula no Vaticano. A visita, considerada por algumas pessoas não simpáticas ao ex-presidente brasileiro como um afronte, gerou algumas fake news na internet. Uma delas foi “revivida” e será desmentida novamente por aqui.

De acordo com textos que viralizaram em redes sociais, o papa Franciso resolveu tomar uma atitude drástica: cancelar a Bíblia e propor a criação de um novo livro sagrado para os católicos (e cristãos em geral). A mensagem, que em alguns casos tem um link para um site em inglês, diz que o pontífice teria a intenção de “modernizar” a igreja. Leia:

Confira o desmentido em vídeo

Papa Francisco cancela a Bíblia – – – VOCÊ SABIA ??? O PAPA FRANCISCO DECLAROU HOJE QUE, ( VAI TROCAR A BÍBLIA POR. “UM NOVO LIVRO MAIS MODERNO” !!! disponível em espanhol aqui

O Papa Francisco surpreendeu o mundo hoje ao anunciar que a Bíblia está totalmente desatualizada e precisa de uma mudança radical. Portanto, a Bíblia é oficialmente cancelada e é anunciada uma reunião entre as mais altas personalidades da igreja, onde será decidido o livro que a substituirá. , seu nome e seu conteúdo. Alguns nomes já estão sendo considerados e o que tem mais força é “Biblia 2000”.

“Não podemos continuar tentando conversar com nosso público em um mundo totalmente novo com um livro que tem milhares de anos. Estamos perdendo seguidores e temos que dar um passo adiante na busca pela modernização da igreja. reescrever a palavra de Deus, mesmo que seja apenas o Antigo Testamento, em que há certas passagens que é melhor não repetir. ” A notícia caiu como uma bomba entre os mais conservadores, que consideram essa idéia a pista definitiva da loucura do Papa Francisco

Papa Francisco vai cancelar a Bíblia e propor a criação de novo livro sagrado?

O que não faltou foi gente compartilhando, comentando e, quiçá, xingando o papa. Mas será mesmo que Francisco fez o tal anúncio de substituição da Bíblia por um livro mais moderno (seja lá o que isso signifique)? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, não precisamos explicar tanto assim. Isso porque a mesma história já circulou na internet e foi desmentida pelo Boatos.org lá por 2018. Na ocasião, matamos a charada com um “detalhe” muito simples: a fonte da informação era um site de fake news. Relembre o que foi escrito na época:

Para começar, vamos ao mais básico. O texto carrega as principais características de um boato online: é vago, alarmista, tem erros de português e não é balizado em fontes confiáveis. Só faltou pedir o compartilhamento. Só esse detalhe já seria um motivo para ele não ser compartilhado sem uma mínima checagem prévia.

Resolvemos fazer a checagem e, como era de se esperar, a tal declaração do papa não foi encontrada em fontes confiáveis. Ao buscar pelo link de referência da história, do site There Is News, descobrimos que a página só publica notícias falsas (é tipo um Sensacionalista, Diário Pernambucano ou Joselito Muller). Olha o que diz a descrição do site:

O site “There Is News” (http://thereisnews.com) (doravante referido como TIN) é um site de humor cuja finalidade é entretenimento. O conteúdo do TIN é ficção e não corresponde à realidade. Todas as referências, nomes, marcas ou instituições que aparecem no site são usados como elementos contextuais, como em qualquer conta de romance ou ficção.

Mistério resolvido: a história que aponta que o papa Francisco quer cancelar a Bíblia é falsa. Foi criada em um site de humor e notícias falsas em inglês e compartilhado em português (e outros idiomas) sem a devida checagem. É só mais um boato sobre o pontífice que circula na web.

Só para ter certeza de que a história “continuava falsa” em 2020, resolvemos verificar novamente se o papa resolveu criar uma “nova Bíblia”. Como era de se imaginar, não encontramos nada a respeito do assunto. Mais do que isso: vimos exemplos, como a decisão contrária em relação a homens casados em regiões ermas serem ordenados como padres, que Francisco ainda pensa em “manter as coisas como está”.

Resumindo: a história que aponta que o papa Francisco cancelou (ou vai cancelar) a Bíblia é falsa. Trata-se de um boato desmentido em 2018 por aqui e que voltou a circular em 2020 por causa de circunstâncias ligadas à política brasileira.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/320iXsb

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet