Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco diz que alcoólatras, autistas e pessoas com deficiência devem ser sacrificados #boato

Papa Francisco diz que alcoólatras, autistas e pessoas com deficiência devem ser sacrificados #boato

Papa Francisco diz que alcoólatras, autistas e pessoas com deficiência devem ser sacrificados, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O papa Francisco disse que, para evitar as mudanças climáticas, alcoólatras, autistas e pessoas com deficiência devem ser sacrificados.

  Introdução

Em nível global, um dos maiores alvos de fake news que envolvem teorias conspiratórias é o papa Francisco. Volta e meia, algum site inventa alguma mentira sobre o pontífice.

A mais nova, publicada em sites conhecidos aqui no Boatos.org, aponta para uma declaração que ele teria dado: de que era a favor da eutanásia para autistas, alcoólatras e pessoas com deficiência a fim de fretar as mudanças climáticas. Leia a mensagem que circula online:

Papa Francisco diz que alcoólatras, autistas e pessoas com deficiência devem ser sacrificados para ‘lutar contra as mudanças climáticas’ O Papa Francisco apoiou a campanha do Fórum Econômico Mundial para sacrificar pessoas com autismo, alcoolismo e outras doenças e deficiências menores para ajudar a humanidade a combater a chamada “mudança climática”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

  Análise

No Brasil, a história circulou em um site que se traveste de site jornalístico para espalhar desinformação. A história, assim como outras da página, é uma tradução de um conteúdo em inglês (também de sites que espalham fake news).

Há características de fake news no conteúdo como, por exemplo, o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a veracidade do que foi escrito.

Sobre o papa, já desmentimos diversas fake news que circulam por aí como, por exemplo, que ele havia dito que estupradores são escolhidos de Deus, que pedófilos terão um lugar no céu e, ainda, que ele havia cancelado a Bíblia.

Na parte de checagem do conteúdo, vamos averiguar se, de fato, o papa Francisco falou sobre a eutanásia de autistas e pessoas com eficiência, se o papa defende a eutanásia destes grupos e, ainda, o que devemos fazer se virmos notícias bombásticas como essa.

Checagem

O papa Francisco falou sobre a eutanásia de autistas e pessoas com eficiência?

Não. Em nenhum momento, o papa Francisco falou que deveríamos sacrificar alcoólatras, pessoas com deficiência ou autistas. Na realidade, a história brotou justamente de sites que condenaram a fala e são contumazes espalhadores de desinformação.

O papa defende a eutanásia destes grupos?

Para além disso, o papa não defende a eutanásia em nenhuma ocasião. Conforme este artigo, que desmentiu a fake news em inglês, Francisco já se posicionou contra a prática. Ou seja: colocaram palavras que o papa sequer defende.

O que devemos fazer se virmos notícias bombásticas como essa?

Sites como este deveriam ser desmonetizados e receber punições de buscadores e redes sociais para não serem divulgados. Infelizmente, isso não ocorre. Por isso, a nossa recomendação é que, se você vir uma notícia como esta, deve evitar clicar no link antes de fazer uma busca no Google. Se a notícia não constar em uma fonte confiável ou já tiver desmentida, não dê atenção a mentira.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o papa Francisco disse que autistas, alcoólatras e pessoas com deficiência devem ser sacrificados para que se evite o aquecimento global. Trata-se de uma fake news que surgiu em páginas especializadas em mentir.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm