Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco diz que estupradores de crianças são o povo escolhido por Deus #boato

Papa Francisco diz que estupradores de crianças são o povo escolhido por Deus #boato

Papa Francisco diz que estupradores de crianças são o povo escolhido por Deus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O papa Francisco disse que estupradores de crianças são, na realidade, o povo escolhido por Deus e que merecem amor e respeito.

Indo na direção contrária do que prega o Cristianismo, muitas pessoas insistem em condenar alguns aspectos de figuras religiosas com base em, por assim dizer, preceitos nada religiosos. É o caso da história de hoje.

Publicações que estão viralizando na internet apontam que o papa Francisco teria dado uma declaração considerada polêmica: ele teria dito que os estupradores são “verdadeiro” povo de Deus e que os cristãos devem os tratar com “amor e respeito que merecem”. Leia trecho de um texto publicado em um site:

Papa Francisco declara que estupradores de crianças são “o povo escolhido de Deus”. O Papa Francisco declarou que os estupradores de crianças são “o povo escolhido de Deus” e exortou os cristãos a tratar os pedófilos com o “amor e respeito” que eles merecem.

Papa Francisco diz que estupradores de crianças são o povo escolhido por Deus?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É claro que a mensagem não iria demorar para viralizar na internet. Só tem um detalhe: é falsa a informação que aponta que o papa Francisco deu tal declaração sobre pedófilos.

O texto em si, o histórico de boatos sobre declarações do papa Francisco e uma consulta à fonte da informação já nos deixam desconfiados da veracidade da história.

A mensagem tem, por exemplo, características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Para além, disso o papa Francisco já foi citado em diversas informações falsas sobre declarações como, por exemplo, de que ele havia cancelado a Bíblia e falado que Jesus é Satanás.

Algumas dessas informações falsas circularam, inclusive, no mesmo site que publicou a história de hoje. Por sinal, a página é muito conhecida por publicar informações falsas, por exemplo, sobre vacinas e a pandemia.

Já desconfiados, fomos buscar pela tal tese. E, como era de se imaginar, nada encontramos em fontes confiáveis. Pelo contrário: na realidade, o papa fez uma menção a estupradores de crianças durante uma conversa nos últimos dias. Porém, a fala foi totalmente distorcida na mensagem que circula por aí. Leia o que ele disse:

Não é nada fácil. Hoje entendemos que a realidade do abuso é muito ampla: há abuso sexual, abuso psicológico, abuso econômico, abuso de migrantes. Você se refere ao abuso sexual. Como abordamos, como falamos com os agressores pelos quais sentimos repulsa? Sim, eles também são filhos de Deus. Mas como você pode amá-los? É uma pergunta poderosa. O agressor deve ser condenado, sim, mas como um irmão.

Condená-lo deve ser entendido como um ato de caridade. Existe uma lógica, uma forma de amar o inimigo que também se expressa dessa forma. E não é fácil de entender e viver. O agressor é um inimigo. Cada um de nós sente isso porque simpatiza com o sofrimento dos abusados. Quando você ouve o que o abuso deixa no coração das pessoas abusadas, a impressão que você tem é muito forte. Até mesmo conversar com o agressor envolve repulsa; não é fácil. Mas eles também são filhos de Deus. Eles merecem punição, mas também merecem cuidado pastoral. Como fornecemos isso? Não, não é fácil. Você está certo.

O que Francisco disse foi que, apesar de (como todas pessoas, na visão dele) estupradores também serem filhos de Deus, devem ser punidos, inclusive, para o bem deles. Não há qualquer menção de que, como o texto que circula online dá a entender, que estupradores sejam “serem superiores”.

Resumindo: é falso que o papa Francisco tenha dado qualquer declaração dizendo que os pedófilos são filhos de Deus e merecem amor. Trata-se de mais uma promoção fake inventada por sites caça-cliques e negacionistas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm