Boato – Em áudio compartilhado com fiéis, o padre Marcelo Rossi falou sobre a situação do Brasil, sobre comunismo e apontou que votar em Bolsonaro é a solução.
Agora em 2022 estamos vendo uma série de fake news que circularam nas eleições de 2018 se repetirem. Hoje, vamos falar de mais um destes clássicos. Desta vez, a história aponta para o padre Marcelo Rossi.
Um áudio está se espalhando por grupos de WhatsApp e sendo atribuído ao padre católico. No arquivo, ele teria falado sobre a situação do Brasil, alertado para o “perigo” do comunismo e apontado que votar em Bolsonaro seria a única solução. Leia o texto que circula online:
Confira o desmentido em vídeo
Versão 1: “Meus irmãos, escutem o áudio abaixo do Pe Marcelo Rossi. Seja você católico, evangélico cristão ou outra qualquer religião. Ainda ha tempo! Não vamos colocar o Brasil no caos”. Versão 2: “Antes de decidir seu voto ouça o que diz o padre Marcelo Rossi”. Versão 3: “Peço a todos que estão preocupados com o futuro do Brasil que escutem a fala abaixo do Padre Marcelo Rossi”.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Versão 4: “Padre Marcelo Rossi fazendo propaganda explicitissima do Bolsonaro”. Versão 5: “Padre Marcelo Rossi arrasou nessa mensagem. Vale a pena conferir…” Versão 6: “Surpreendente: Padre Marcelo Rossi “prega” para o público católico o voto em Bolsonaro. São 17 minutos. Esta é a posição de um dos grandes líderes da Igreja Católica!”
Versão 7: “ESCUTEM O PADRE MARCELO ROSSI . Depois tirem suas conclusões sobre o atual momento político do nosso Brasil”. Versão 8: “BOM DIA AMIGOS ESSE ÁUDIO DO PADRE MARCELO SERÁ UM DIVISOR DE ÁGUAS PARA A CAMPANHA DO BOLSONARO!!! POR FAVOR REPASSEM MUITOOOO!!!!!”
Versão 9: “Escutem o áudio do Padre Marcelo Rossi até o final. É estarrecedor. E compartilhem URGENTE. Versão 10: Igreja declara abertamente apoio a Bolsonaro. Porta voz padre Marcelo Rossi. Vale a pena escutar, em culto igreja denuncia os planos comunistas”.
Padre Marcelo Rossi grava áudio falando que votar em Bolsonaro é a solução?
Não demorou muito para a história se espalhar com todas as forças na Internet. Só que, como falamos no início do texto, trata-se de uma fake news que desmentimos em 2018 e em 2020. Como o que foi escrito outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:
Para quem teve paciência de ouvir o áudio e ouvir tudo que foi dito a favor de Bolsonaro, saiba que o arquivo não foi gravado pelo padre Marcelo Rossi. Relembre o que falamos no nosso desmentido de 2018 e já voltamos para complementar.
Vamos lá! A mensagem por si só já apresenta diversas características de boatos online: é vaga (não diz quando, onde e muito menos em quais circunstâncias o padre teria dito isso), alarmista, possui erros de português (como também de informação, tratando o Padre Marcelo Rossi como porta-voz da Igreja), não cita fontes confiáveis e tem pedido de compartilhamento.
Isso já seria um bom motivo para todo mundo ficar desconfiado da veracidade do áudio. Entretanto, fomos ainda mais a fundo. Ao buscar mais informações sobre a declaração polêmica, nada encontramos. E ao contrário do que dizem as publicações, o áudio não pertence ao Padre Marcelo Rossi. O próprio padre fez questão de desmentir a informação e se disse muito preocupado com o alcance que a história teve. Ele ainda fez um apelo para que as pessoas o ajudem a encontrar o responsável pelo áudio.
“Minha irmãzinha me ligou e me mostrou um áudio que está viralizando no WhatsApp, que eu nem tenho WhatsApp, com a minha voz, falando sobre política. Falando absurdos, eu acabei de escutar aqui agora, e por isso eu estou ligando para vocês e dizendo com muito carinho: me ajude. Além de ser uma notícia mentirosa, eu jamais me meto em política, vocês me conhecem. Além do que, não é minha voz. […]
Infelizmente, foi viralizado. Você que tem WhatsApp, me ajude. O Padre Marcelo não se mete… Eu, meus amados, não me meto em política. A minha função é orar pelo Brasil. […] E eu peço um favor, descobre pra mim quem é essa pessoa. Se você descobrir quem é, o que eu vou fazer? Eu vou orar por ela. Não pode fazer o que ela fez. […] Retrate-se, porque está errado isso”.
Na época, citamos que não sabíamos de quem era a autoria do áudio. Posteriormente, algumas notícias davam conta de que o áudio seria do apóstolo Rina Seixas, da igreja Bola de Neve. Posteriormente, Rina confirmou a autoria.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que o padre Marcelo Rossi apoiou Bolsonaro em um áudio compartilhado por aí. Não só a história é falsa como é antiga e foi desmentida pelo próprio citado.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3uwu4ra |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |