MST coloca fogo em carros de padre da paróquia de Eldorado dos Carajás (PA) #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que militantes do MST colocaram fogo em carros do padre Zeno e de freiras na cidade de Eldorado dos Carajás (PA).

O que não tem faltado na internet são fake news sobre supostas ações do MST nos últimos dias. A última das histórias aponta para algo que o movimento teria feito na cidade de Eldorado dos Carajás, no Pará.

Um vídeo e uma foto de carros pegando fogo próximo a um rio estão circulando junto com mensagens que apontam que foi o MST do Pará que ateou fogo nos carros de Freitas e o do padre Zeno, da Paróquia de Eldorado dos Carajás (PA). Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Hoje 18/10/22 Ao visitar comunidade ribeirinha em eldorado do Carajás no Pará , vandalos do MST e de movimento de reforma agrária, ateiam fogo em carros de padre Zeno da Paróquia de Eldorado  e freiras que o acompanhavam…

Versão 2: Dia 18/10/22, ao visitar uma comunidade ribeirinha em eldorado do Carajás no Pará, vândalos do MST, colocaram fogo em carros do Padre Zeno da Paróquia de Eldorado  e freiras que o acompanhavam. E ainda tem membros da cúpula da igreja fazendo campanha ao pt Espalhem esse vídeo

Versão 3: URGENTE:  Ontem 18/10/22 Comunidade ribeirinha em eldorado do Carajás/PA, vandalos da esquerda, do MST e de movimento de reforma agrária, ateiam fogo em carros de padre Zeno da Paróquia de Eldorado e freiras, a esquerda odeia os cristãos,seja caólicos ou evangélicos,eles odeiam

MST coloca fogo em carros de padre da paróquia de Eldorado dos Carajás (PA)?

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet, justamente, para tentar reforçar a rejeição à imagem de Lula e do MST. Porém, a informação que aponta que o MST colocou fogo em carros do padre Zeno e de freira é falsa.

A mensagem e o histórico já nos deixam desconfiados da história. Os textos que circulam por aí são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que confirme a história em questão.

Além disso, tem sido frequente as fake news que apontam para coisas “horríveis” feitas pelo movimento. Outro dia, por exemplo, desmentimos a fake news que apontava que militantes do MST em Guarapuava estavam pedindo “moradia social compartilhada”. Também desmentimos a informação falsa que apontava que membros do movimento estavam destruindo pés de mamão e de café.

Ao procurar pelo caso, chegamos a essa notícia do DOL (site local do Pará). O caso ocorreu na chamada Ilha do Ronda (em São João do Araguaia). Todos estavam de folga. Foi a partir de um dado momento que os veículos começaram a pegar fogo.

Em um trecho o próprio padre nega que a história tenha a ver com movimentos sociais. Veja fala: “A gente não sabe como foi, se o fogo veio da mata, mas não tem nada a ver com movimentos sociais. Com certeza em função do verão amazônico e acabou ocasionando o fogo”. A Diocese de Marabá também se pronunciou sobre o assunto. Leia:

Nota de esclarecimento A respeito do fato que envolveu a queima dos carros de posse dos religiosos da Diocese de Marabá, vimos a público fazer os seguintes esclarecimentos:

a) A Diocese de Marabá é solidária ao Padre Zeno e as Irmãs Pequeninas e a familia do Neto diante dos acidentes ocorridos no inicio da tarde de segunda-feira, dia 17 de Outubro, envolvendo a queima de quatro carros na Ilha do Ronca, São João do Araguaia;

b) Até então temos o conhecimento que foi um acontecimento natural advindo do tempo seco propicio às queimadas. Segundo o Boletim de Ocorrência feito na Policia Civil os membros da Igreja e os demais presentes viram os veiculos em chamas, tentaram conter o fogo, porém sem êxito,

c) Descartamos a hipótese que tenha sido a ação de qualquer movimento social ou perseguição à Igreja. Nós pedimos ao Senhor por Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Padroeira da Diocese a paz para nós e para todas as pessoas

Resumindo: a partir do momento que a própria paróquia do padre Zeno desmentiu que foi o MST que colocou fogo nos carros em questão, podemos apontar que a informação que circula online é falsa. Não passa de mais uma fake news que circula por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet