Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > MST destruiu plantações de mamão e café no Espírito Santo em 2022, mostra vídeo #boato

MST destruiu plantações de mamão e café no Espírito Santo em 2022, mostra vídeo #boato

MST destruiu plantações de mamão e café no Espírito Santo em 2022, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em outubro de 2022, o MST destruiu plantações de mamão e café na comunidade do Guaraná, norte do Espírito Santo. A prova é um vídeo que está circulando em redes sociais.

O que não tem faltado em relação a informações falsas que circulam na internet são boatos sobre supostos ataques de movimentos como o MST. A última das histórias que está circulando por aí aponta para uma suposta ação do movimento de esquerda no Espírito Santo.

De acordo com mensagens que estão há alguns dias circulando em redes sociais, o MST teria destruído plantações de mamão e café na comunidade do Guaraná, no norte do Espírito Santo. A prova é um vídeo que mostraria o resultado da devastação. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Comunidade de Guaraná, Norte do ES hoje 15/10/22 MST invade fazenda e destrói toda lavoura de mamão e café. Assista e compartilhe  Versão 2: 15/10/22 fazenda de mamão e cafe destruída pelo MST no distrito de Guaraná-ES a 30 km da minha cidade Linhares,esses vagabundos tem que se tornar terrorista por meio de Lei e serem punidos como merecem. Versão 3: É isso que voce quer para o Brasil?”Bolsonaro Brasil “MST invade fazenda e destrói plantação de mamão e café”.

MST destruiu plantações de mamão e café no Espírito Santo em 2022, mostra vídeo?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet e chamar atenção por aí. Porém, não procede a informação que aponta que o MST foi o responsável pela destruição das tais plantações em questão.

As mensagens, o histórico e notícias recentes sobre o assunto já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online têm características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a tese de que o MST foi o responsável pela destruição em questão.

Além disso, já desmentimos algumas notícias falsas recentes que falavam sobre ações que foram inventadas ou falsamente atribuídas ao MST. Uma das mais proeminentes foi a que falava que o MST havia falado em “moradia social” na cidade de Guarapuava.

Ao buscar por informações sobre o incidente, achamos matéria do G1, da Folha Vitória e da A Gazeta. Nenhuma delas aponta para uma ação do MST. Todas as notícias apontam para uma suposta vingança. É importante frisar que o vídeo em questão também não faz qualquer menção ao MST.

Para terminar, a agência de checagem Lupa também fez uma verificação sobre o assunto. Para além do que já foi exposto, a polícia do Espírito Santo apontou que não há nenhum indício de que se trate de uma ação do MST.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o MST destruiu plantações de mamão e de café no Espírito Santo. A ação ocorreu, mas a polícia e proprietários da fazendo já apontaram que não há relação do movimento com o caso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: