Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Lei de proteção doméstica que pune igrejas por cultos é debatida no Senado #boato

Lei de proteção doméstica que pune igrejas por cultos é debatida no Senado #boato

Lei de proteção doméstica que pune igrejas por cultos é debatida no Senado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Senado começou a discutir o projeto de lei de proteção doméstica. Iniciativa prevê prisão por cultos em horários impróprios e punição a igrejas que impõem a leitura da Bíblia.

Quem acompanha a política no Brasil sabe que o que não faltam são projetos polêmicos. O que também não falta na internet é interpretação errada sobre projetos (aqui tem um exemplo). Também não faltam anúncios falsos de projetos de lei. Na história de hoje, temos um mistura de interpretação errada e anúncio falso.

De acordo com um texto que circula online, o Senado começou a discutir uma iniciativa chamada de lei de proteção doméstica. O tal projeto consistia em punir igrejas por cultos em horários impróprios com “prisão religiosa”, vetar a pregação e proibir que igrejas forcem as pessoas a ler a Bíblia. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido no link

MUITO TRISTE !!! … FAMÍLIA !!!!: Hoje começa a debater a iniciativa da lei de proteção doméstica no Senado da República. Que contempla – Prisão religiosa por pregar em horas impróprias. -Sanção às congregações que têm um grande volume no momento de celebrar sua adoração. -Sanção aos que andam nas ruas e visitam casas incomodando pedestres e violando a integridade da família. Foi até discutido como uma violação da liberdade de culto impor a leitura da Bíblia.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Vamos ter um momento para orar, não importa se você está no trabalho, na escola, no caminhão ou em casa, procure um momento para orar a Deus e pedir que ele toque o coração dos deputados e senadores, para refletir e não aprovar esta iniciativa . Isso trará se aprovada, uma perseguição à igreja … estamos vivendo tempos difíceis, ore. .

É necessário informar o maior número de pessoas. Nossa mensagem, porque acho que você vai gostar. Por favor, Levará menos de 2 minutos Olha, na Europa eles já o aprovaram. Lembre-se, Jesus disse: “Se alguém se declarar a meu favor diante dos homens, eu também me declararei a seu favor perante meu Pai Celestial e se alguém me negar diante dos homens, também o negarei diante de meu Pai”. Por favor, se alguém tiver outros grupos, envie-o! Pelo menos não para você e eu. Encaminhando a todo o povo de Deus que esteja em oração a cada momento, clamamos em uma voz para que os legisladores não aprovem esta lei. * unidos em oração somos mais fortes

Lei de proteção doméstica que pune igrejas por cultos é debatida no Senado?

É claro que a história (apontada como um absurdo) foi muito compartilhada nos “zaps zaps” religiosos por aí. Mas só há um detalhe: a mensagem que circula online é mais falsa do que nota de três reais. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem nos chamou atenção. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online. Ela é vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Só joga a notícia e “deu”.

Para além disso, esse tipo de mensagem alarmista envolvendo um “absurdo” com a religião é um tanto quanto como comum. Só para citar alguns exemplos: a história dos missionários que serão mortos “amanhã”, dos satanistas que estão “matando crianças” e das pessoas “desaparecendo no mundo”.

Já desconfiados, fomos buscar mais detalhes sobre a história. E aí descobrimos que a mensagem se baseou em um projeto existente somado ao tradicional “aumenta e inventa”. Trata-se de projeto que visa regular, em âmbito nacional, o volume máximo de som emitido em templos religiosos. Hoje, são as cidades e os estados que definem as regras sobre horários de silêncio.

Ao ler o texto da proposta, vimos que não tem nada sobre “prisão” (muito menos religiosa) ou “proibição” da leitura da Bíblia (apesar que o termo “impor a leitura da Bíblia” também não é o mais adequado, visto que vivemos em um Estado laico). Ao tentar buscar sobre esses “detalhes” descritos na mensagem, nada encontramos. Vale dizer que o termo “lei da proteção doméstica” também não foi encontrado em nada relacionado a igrejas.

Como o texto está escrito de uma forma muito estranha (como se tivesse sido traduzida automaticamente), resolvemos buscar pela história em outros idiomas. E aí descobrimos que a mesma fake news já circulou em países de língua espanhola como a Colômbia, Bolívia e México.

Resumindo: a história que aponta que o Senado começou a discutir uma lei que prevê prisão religiosa para igrejas e proíbe cultos é falsa. Não há nada do que está sendo falado. O máximo que há é um projeto que visa regular a emissão de som em cultos religiosos (algo que já é feito com outros tipos de estabelecimentos e regulado por leis estaduais e municipais). Além disso, trata-se de uma balela “importada” de outros países.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt