Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Bruxos e satanistas estão se reunindo e sequestrando crianças para rituais #boato

Bruxos e satanistas estão se reunindo e sequestrando crianças para rituais #boato

Boato – Crianças estão sendo sequestradas por bruxos e satanistas para serem sacrificadas em rituais satânicos que acontecerão nos próximos dias. 

As campanhas eleitorais estão “a mil” e o dia das eleições está cada vez mais perto (anote na sua agenda: é dia 7 de outubro de 2018!). Porém, demos uma pausa no assunto eleições para tratar de outro tema tão importante quanto: acusações injustas contra pessoas na internet.

Não faz muito tempo, tivemos um triste exemplo de como as fake news podem afetar a vida de pessoas comuns. Em 2014, uma mulher foi linchada no Guarujá (SP) após boatos sobre ela terem se espalhado na internet (eles a acusavam de sequestro e bruxaria).

Pois bem, estamos em 2018 e, novamente, esse tipo de boato volta a circular. Segundo postagens, bruxos e satanistas estariam sequestrando crianças para serem sacrificadas em rituais satânicos. As postagens pedem para que os pais fiquem atentos. Vale citar que algumas “provas” são apresentadas: fotos de um garoto morto, foto de uma reunião de pessoas de branco, um vídeo de pessoas de preto na rua e áudios (muitos áudios). Confira as mensagens:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “O DIA Da MALDIÇÃO… Obs : é melhor prevenir do que remediar, Um alerta a Todas á Famílias, A partir do dia 20/09/2018 Até o dia 25/09/2018 devemos vigiar e Orar por nossas crianças, porque Nesse dia dentro desse mês de setembro haverá um grande sumiço de crianças em vários lugares, BRUXAS, BRUXOS e SATÂNISTAS DE TODO PAÍS e do MUNDO vão se reunir em Lugares Secretos para um grande Ritual SATÂNIC! Nesse dia haverá um Grande derramamento de Sangue de inocente (crianças)… […] Fonte ( Netinho da Upa)”.

Versão 2: “ALERTA AO POVO DE DEUS PRA LEVANTAR UM CLAMOR . Amados passando para pedir o seu ,CLAMOR! Hoje começa a oração, até domingo. 500 bruxos e 500 satanista , já estão reunidos na cidade do RJ. E começa hoje 00:00 , o ritual e a renovação de pacto. Contra os líderes espirituais, famílias e as crianças do Brasil. Isso será feito com sangue inocente derramado(crianças ) , oferendas a moleque e ômolu. Muitas crianças sumiram, aqui no RJ, Nova Iguaçu e bairros vizinhos”. Versão 3: “Gente bruxos aqui em são joao uma amiga q mora perto do morrinho q mandou vamos vigiar com as crianças e orar mais p esses endemoniados serem libertos!!!#jesusestavoltandoooo”.

Bruxos e satanistas estão se reunindo e sequestrando crianças para rituais?

Apesar de muito perigosa, esse tipo de história (infelizmente) ainda é muito comum nas redes sociais. E para piorar, esses textos costumam viralizar rapidinho (geralmente, saindo do controle de quem publicou). Mas a pergunta que não quer calar é: será que bruxos e satanistas estão sequestrando crianças para rituais satânicos? A resposta é um NÃO bem grande. Para mais detalhes, continua lendo.

Vamos lá! Temos monitorado essa história nos últimos dias e, para nossa (não) surpresa, todas as versões apresentavam características de boatos online: são vagas (sequer dão detalhes sobre o ocorrido), alarmistas, possuem erros de português, não citam fontes confiáveis e, em alguns casos, ainda pedem compartilhamentos.

Além disso, vale lembrar que esse tipo de história (sobre sequestro de crianças e bruxaria) é (infelizmente) um clássico nas fake news. E também se configura como um dos boatos mais perigosos. Além do caso da mulher do Guarujá, em 2014, também temos outro caso, no México, há algumas semanas, onde dois homens foram queimados (acusados de sequestrar crianças).

Com base nisso, fomos buscar mais informações sobre o caso e o resultado foi que não encontramos nenhum indício que confirme essa teoria. Não existem notícias confiáveis que indiquem que pessoas estão sequestrando crianças para “rituais satânicos”.

Em relação ao vídeo utilizado em uma das versões, ele mostra grupos de bruxos em São João do Meriti. Mas ao contrário do que diz a mensagem, os bruxos não tem relação alguma com o satanismo ou sacrifício de crianças. Os grupos seguem a religião Wicca (que acreditam na magia e na relação da espiritualidade com a natureza. Eles sequer acreditam em Satanás). Após o vídeo ter viralizado na internet, os grupos de bruxos agora estão sendo ameaçados até por traficantes.

Já a versão que mostra um grupo de pessoas de vestes brancas também não tem nada a ver com satanismo ou oferenda de crianças. As pessoas que aparecem nas fotos fazem parte de um grupo de Umbanda. É importante ressaltar que (teoricamente) vivemos em um país livre e laico. Ou seja, se a pessoa quer acreditar na religião Wicca, Umbanda ou qualquer outra, ela tem todo o direito (e está amparada pela lei).

Já em relação à postagem que mostra a foto de um menino esquartejado (e que não vamos publicar aqui por motivos óbvios), a foto não tem nada a ver com algum ritual. O caso, na verdade, foi um crime brutal que aconteceu na cidade de Blumenau (SC), em 2007. O motivo do crime teria sido a derrota de um dos adolescentes em um jogo de computador. Sobre os áudios, não é preciso nem comentar.

Em resumo: a história que diz que bruxos e satanistas estão sequestrando crianças para rituais satânicos é falsa. Não existe nenhuma informação que prove que esse tipo de coisa esteja acontecendo e o material utilizado nas postagens são de outras situações. Portanto, a história é falsa! Não compartilhe e não colabore com a disseminação de mentiras nas redes sociais.

PS: Novamente batemos na tecla da responsabilidade da divulgação de informações. Esse é o tipo de história mais perigosa, justamente porque pode gerar consequências inimagináveis para as pessoas envolvidas no boato. Já tivemos casos de mortes e linchamentos em vários lugares por conta de fake news. Portanto, não compartilhe esse tipo de história. E se tiver dúvidas, procure, se informe, leia o Boatos.org, mas não dissemine mentiras. Além de perigoso, isso é criminoso!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.