Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Cristãos de Moçambique estão sendo queimados vivos por rebeldes #boato

Cristãos de Moçambique estão sendo queimados vivos por rebeldes #boato

Cristãos de Moçambique estão sendo queimados vivos por rebeldes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Grupos rebeldes e governo de Moçambique estão queimando cristãos vivos. Eles também estão incendiando igrejas evangélicas.

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que uma igreja evangélica havia sido incendiada em Moçambique. O nosso desmentido ajudou a esclarecer muitas informações, mas não demorou muito para a fake news “se reciclar”.

Agora, circulam na internet vídeos e fotos (que não mostraremos aqui) que comprovariam que cristãos estão sendo mortos e queimados em Angola e Moçambique. Sobre as imagens referentes a Angola, também já temos um desmentido (que pode ser acessado aqui). Por isso, vamos focar no “case” (mais um) de Moçambique.

De acordo com mensagens (em áudio e texto) que se espalharam no WhatsApp, cristãos estão sendo queimados vivos e igrejas incendiadas em Moçambique. Leia algumas das mensagens que estão circulando por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Vamos orar por Moçambique a igreja esta sendo devastada por perseguição e cristãos sendo queimados vivos . Versão 2: orações pelos misionarios cristãos que estão sendo queimados e mortos pelos grupos rebeldes em Moçambique, Angola .

Cristãos de Moçambique estão sendo queimados vivos por rebeldes?

Assim como nos outros casos citados, a tal história circulou muito na internet. E, assim como nos outros casos, a denúncia sobre cristãos mortos em Moçambique também é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Para chegar à solução do caso, só precisamos puxar na memória. As mesmas imagens que estão sendo atribuídas a Moçambique já foram, em outros tempos, atribuídas a cristão sendo queimados vivos na Nigéria. Em 2013, desmentimos esse boato. Relembre.

Porém, o grande furo da mensagem está na foto. Apesar de relatar um fato que pode ter realmente ocorrido, a imagem não é relacionada a um ataque a cristãos na Nigéria. Na realidade, a foto aponta para um acidente que aconteceu na República Democrática do Congo em 2010. De acordo com esta matéria do Estadão, cerca de 230 pessoas morreram por uma explosão de um caminhão tanque no país.

Vale dizer que, ao buscarmos por qualquer incidente recente, nada encontramos. Ao contrário, o próprio papa Francisco visitou o país recentemente. Apesar de incidentes de intolerância religiosa, hoje a religião cristã é aceita no país.

Vamos reorganizar antes de passar a régua. Em 2013, desmentimos boatos de cristãos queimados vivos na Nigéria. Em 2018, desmentimos uma fake news sobre cristão mortos em Angola. Em 2019, desmentimos um boato de uma igreja sendo queimada em Moçambique. Agora, a história sobre Angola “voltou” e surgiu mais um boato sobre morte de cristãos em Moçambique (desta vez usando as imagens da fake news de 2013 e referente à Nigéria). Ou seja: as quatro histórias são falsas e têm imagens retiradas de contexto.

Resumindo: a história que aponta que cristãos foram queimados em Moçambique é falsa. Não há qualquer relato recente do tipo e as imagens que estão circulando na internet são de um acidente que aconteceu no Congo em 2010. Fim.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.