Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Atentado terrorista é realizado por muçulmanos em Goiás #boato

Atentado terrorista é realizado por muçulmanos em Goiás #boato

Boato – Durante um atentado, muçulmanos utilizam explosivos em uma caminhonete na cidade de Sanclerlândia, em Goiás.

Não faz muito tempo comentamos aqui no site sobre o espectro de insegurança que parece pairar sobre as pessoas. Muito desconfiadas e atentas, as pessoas têm encontrado, ao menor sinal de perigo ou tragédia, motivos que tentem justificar por que as coisas acontecem.

Junto com a onda de insegurança, parece que também está em alta o pensamento xenofóbico. Temos desmentido com cada vez mais frequência histórias relacionadas à suposta ação de muçulmanos no Brasil, erroneamente ligados ao Estado Islâmico e muçulmanos extremistas. Foi o caso do grupo de homens muçulmanos taxados de terroristas quando apenas estavam “turistando” no nordeste, ou ainda do caso falso de terroristas em Trindade, Goiás.

Pois o “perigo muçulmano” supostamente continua em Goiás. Uma postagem no Facebook tem repassado imagens sobre um atentado que teria ocorrido na cidade de Sanclerlândia (GO). A mensagem aponta que terroristas explodiram uma caminhonete deixando vários feridos. Confira a informação:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Atentado terrorista em goias os mulçulmanoa começaram agir. Explosivos detonam em camionete do novo cangaço, próximo a Sanclerlandia GO, os outros integrantes do bando fugiram e o SAMU muito ocupado. Resultado… Repassando do GP Plantão Brasil de Palmas TO

Atentado terrorista foi realizado por muçulmanos em Sanclerlândia, Goiás?

Não há muito que rodear para desmentir essa história, por que ela é falsa e tranquilamente desmentível (se permitem o neologismo). Acontece que o texto é uma invenção aleatória feita a partir de um acidente que de fato ocorreu na cidade de Sanclerlândia, em Goiás.

Embora tenham espalhado que a explosão estava relacionada a terroristas muçulmanos, o que de fato ocorreu foi a explosão de um rojão na carroceria da caminhonete enquanto o veículo fazia uma carreata convidando pessoas para uma festa junina. Cinco pessoas estavam na carroceria e uma delas ficou em estado grave e foi encaminhada a UTI.

Vale também comentar os erros de ortografia, o tom alarmista e a total falta de informação coerente da suposta notícia. Todas estas são características de boatos. Outro fato importante: o mesmo grupo que inventou esta balela é o responsável por compartilhar a mentira sobre terroristas do Estado Islâmico em Trindade (GO) que mencionamos no início do texto.

Portanto, não houve nenhum atentado terrorista com explosivos e muçulmanos em Sanclerlândia. O que de fato ocorreu foi um acidente com rojão durante uma carreata. Aliás, é preciso muito cuidado ao manusear fogos de artifício e ao lidar com boatos xenofóbicos também.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.