Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Muçulmanos do Estado Islâmico chegam com força a Trindade #boato

Muçulmanos do Estado Islâmico chegam com força a Trindade #boato

Boato – Muçulmanos que defendem o Estado Islâmico chegaram a Trindade e já estão se instalando. Têm o aval do governo e do PT, PSOL e PCdoB.

Pelo que tudo aponta, a onda da xenofobia chegou ao Brasil. Depois que a notícia (muito) falsa dos 13 navios trazendo 1,8 milhão de refugiados muçulmanos começou a circular na internet, diversos alarmes falsos sobre o assunto começaram a circular online.

A “mais nova” que circula online dá conta que os muçulmanos que “já chegaram ao Brasil” (sim, a história parte do pressuposto que o caso dos navios é real). Um texto aponta que os “muçulmanos” já se instalaram em Trindade, são simpáticos às “decapitações do Estado Islâmico” e têm a anuência do governo, do PT, do PSOL e do PCdoB. A “prova” para o fato é a imagem de um “Centro de Divulgação do Islã” em um carro. Leia o texto que circula online:

Muçulmanos chegam com força total no Município de Trindade, já se instalaram e pregam o islã! Defendem as práticas do estado Islâmico, que vão desde decapitações à atentados terroristas, sem nenhuma pressão ou questionamento eles têm o aval do governo brasileiro, do PT, PSOL e PCdoB. Defendem a aplicação da Sharia, a lei islâmica, que subjuga as mulheres como objeto, defendem o castigo aos gays e já se organizam para fundar um partido político, tendo como Maomé o grande mestre que os ajudará na conquista do Brasil Igreja acorde em nome de Jesus! COMPARTILHE AO MÁXIMO ESSA MENSAGEM!

Muçulmanos que defendem Estado Islâmico chegaram com força a Trindade?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Por incrível que pareça, a imagem viralizou (assim como as outras) na internet. Mas será mesmo que os muçulmanos estão chegando com força total a Trindade e já estão divulgando o Estado Islâmico, as decapitações e atentados terroristas? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O texto que circula online é tão superficial e tão cheio de furos que uma simples checagem já derruba toda a tese. A primeira coisa que fizemos foi procurar a tal imagem. Descobrimos que ela circula há mais de um ano na internet e é de um carro de uma mussala (centro de oração de Trindade).

O centro foi fundado por um casal que vive há 56 anos em Trindade. Essa reportagem de 2016 mostra que eles estão sendo alvo de ataques de ódio religioso desde que a foto do carro começou a circula online. Jamil Nagib Ghannoum e Ilham Isbir Ghannoum disse o seguinte à reportagem: “Sempre convivi bem com todos aqui na cidade. Minha religião prega o amor ao próximo. Apenas ajudo quem quer conhecer a religião e adorar a Deus, que é único”.

Isso já mostra um ponto muito importante: o que está sendo tratado como um caso de “muçulmanos estão chegando” é na realidade uma imagem referente a uma pessoa que vive pacificamente há mais de 50 anos no Brasil e só quer seguir a sua religião. Vocês já sabem que a imagem não é recente. Agora, vamos à segunda parte do boato.

O tal centro de divulgação do islã não tem nada a ver com o Estado Islâmico. O primeiro motivo é o mais óbvio e já falamos diversas vezes aqui: ao contrário do que algumas pessoas falam, nem todo muçulmano é terrorista (você pode ver com mais clareza aqui). O segundo é que não há uma prova contra o centro. Em tempos de Operação Hashtag, algo errado já teria sido descoberto.

Resumindo: a história que aponta que os milhões de muçulmanos estão chegando em Trindade é falsa. Além de se basear em um boato, a imagem é referente a uma família que já está pacificamente há muito tempo no país e tem sofrido com o ódio à sua religião.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.