Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > 7 boatos sobre o Papa Francisco que você precisa saber que é mentira

7 boatos sobre o Papa Francisco que você precisa saber que é mentira

Entre as celebridades mais citadas em boatos está o Papa Francisco. Como nem o pontífice da Igreja Católica fica de fora das balelas, o Boatos.org fez uma lista sobre as notícias mais populares e falsas sobre o Papa.

Muita mentira rola na internet, claro. Se não fosse assim, talvez o Boatos.org nem existisse, de todo modo o que os últimos anos provaram que a boataria elege alguns personagens favoritos. Políticos, celebridades, o mundo (ou o fim dele), estão definitivamente no top 10 das mentiras na web. E na lista também está o Papa Francisco. Confira 7 boatos sobre o pontífice que circulam pela internet.

Boatos sobre o papa são muito populares na internet
Boatos sobre o papa são muito populares na internet

1 – O Papa contra o socialismo

Logo que escolhido o Papa Francisco já caiu nas graças do povo e também nos braços das balelas da internet. Segundo essa história ainda quando era cardeal Bergoglio, o pontífice foi entrevistado pelo jornalista Cris Mathews e criticou ferrenhamente o socialismo. O boato dizia que o jornalista se sentiu tão enredado que resolveu não divulgar a entrevista. Tudo conversa fiada, claro, nunca houve entrevista e o papa nunca criticou o socialismo. Ao contrário, há indícios de que Francisco é adepto de alguns ideais do regime. Leia mais sobre o boato.

2 – Francisco, o roqueiro

Tendo assumido um lado mais ‘moderno’, o papa acabou virando alvo de uma montagem na web. Uma foto circulou pelo Facebook mostrando o pontífice vestido com a camisa do grupo de heavy metal, Black Sabath. Muita gente achou que a imagem fosse verdadeira, mas na verdade foi a apenas uma obra engenhosa de algum brincalhão que colou a logo da banda na batina que o santo padre aparecia vestindo em uma foto antiga. Criativo, porém falso. Leia mais sobre o boato.

3 – A próxima vítima

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Como não poderia faltar em uma lista de boatos, temos aqui uma clássica teoria da conspiração. Segundo essa história que circulou pela internet em janeiro deste ano, o Papa Francisco era alvo de uma máfia conservadora presente dentro do Vaticano. O suposto grupo do mal iria envenenar o pontífice, assim como fizeram com João Paulo I. A mensagem de assassinato cheia de informações vagas e de tom alarmista foi só mais um hoax. Leia mais sobre o boato.

4 – Sem Adão, sem Eva e sem inferno

Geralmente o que o Papa Francisco diz vira notícia, cria-se um caso e/ou um grande reboliço. Pois foi o que aconteceu quando correu o mundo a história de que o pontífice tinha declarado não haver fogo no inferno e que Adão e Eva não são reais. A declaração supostamente feita no Conselho Vaticano III (que nunca existiu, aliás) era enorme e dava a entender que o papa é ateu. De tão falsa, essa balela foi desmentida inclusive pelo próprio Vaticano. Leia mais sobre o boato.

5 – Só Jesus na causa

Como já mencionado, as declarações e atitudes do Papa Francisco chamam a atenção das pessoas e da mídia. Bem por isso, muito do que envolve o líder católico acaba relacionado a uma história falsa ou a um mal entendido. E nem Jesus Cristo ficou de fora disso já que, segundo um dos boatos mais recentes sobre o papa, ele criticou Jesus durante sua visita aos Estados Unidos. Sites evangélicos divulgaram a homilia proferida pelo pontífice interpretando erroneamente a fala dele. Foi o suficiente para as pessoas acreditarem que o líder de milhares de cristãos tinha desdenhado Cristo, mas no fim, foi falta de entendimento e ignorância, nada mais. Leia mais sobre o boato.

6 – Um milagre do papa

Essa história causou furor na internet. Espalhou rápido porque envolvia um papa e um milagre. O boato divulgado em março dizia que o pontífice tinha feito o sangue de São Januário liquefazer durante uma celebração em Nápoles. O sangue do santo que depois de séculos coagulou teria liquefeito nas mãos do sacerdote. Porém, esse fenômeno nem é incomum, já que o povo napolitano espera anualmente que o sangue liquefaça. O grande boom da vez é que ocorreu nas mãos do papa e o povo transformou isso em milagre. Leia mais sobre o boato.

7 – O mágico da toalha

Por fim, mas não menos importante, o Papa Francisco foi envolvido até em piada. Sua viagem aos Estados Unidos, por ser histórica e muito importante, rendeu notícia seguida de notícia. E também um vídeo montagem em que o pontífice aparece fazendo o truque de puxar a toalha da mesa sem derrubar nenhum objeto. O papa mágico viralizou na internet, sem as pessoas saberem que tudo não passou de uma produção fake feita pela equipe da humorista norte-americana Ellen Degeneris. Apesar do vídeo não ser verdadeiro a piada foi divertida. Leia mais sobre o boato.