20 igrejas foram queimadas e querem matar 200 missionários cristãos na Índia #boato

Boato – Orem pela igreja na Índia. 20 foram queimadas na noite passada. Essa noite querem destruir mais 200 em Olisabang e também querem matar 200 missionários.

Toda vez que uma crise eclode no Oriente Médio, algumas notícias falsas voltam a circular na internet. Uma delas é a que aponta para uma “grande ameaça” a cristãos na Índia (mesmo o país não tendo nada a ver com Oriente Médio).

De acordo com uma mensagem viral em redes sociais e WhatsApp, 20 igrejas foram queimadas na província de Olisabang e há planos de que mais 200 missionários cristãos sejam mortos nos próximos dias. Leia a mensagem que circula online:

TRISTES NOTÍCIAS Pedido de oração urgente! “Orem pela Igreja na Índia. 20 igrejas foram queimadas na noite passada. E esta noite, querem destruir mais de 200 igrejas na” província de Olisabang “. Eles querem matar 200 missionários nas próximas 24 horas. Todos os cristãos estão escondidos em aldeias ….

Orem por eles e enviem esta mensagem a todos os cristãos que você conhece no mundo todo. Peça a Deus que tenha misericórdia de nossos irmãos e irmãs na Índia. “Quando você receber esta mensagem, por favor, envie-a com urgência para outras pessoas. Orem pelas 22 famílias de missionários cristãos condenados à execução. Por favor, PASSE isso o mais rápido possível para que muitos orem !!!

20 igrejas foram queimadas e querem matar 200 missionários cristãos na Índia?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar com tudo e, claro, gerar pânico em cristãos internet afora. Porém, a mensagem é falsa e antiga. Já desmentimos esse boato em duas oportunidades: 2015 e 2020.

Como o desmentido de outrora vale para hoje, vamos colocar o teor da checagem abaixo. Antes, porém, precisamos citar que, na “versão 2021” da história, há uma linha presente em outro boato (“Orem pelas 22 famílias de missionários cristãos condenados à execução”), que pode ser visto aqui. Agora, veja mais sobre a “versão indiana” da balela:

A história que fala sobre Olisabang já foi fruto de um desmentido no Boatos.org. Ele foi feito, mais exatamente, no ano de 2015. Na época, a fake news já era velha.

No desmentido da época, apontamos que a balela surgiu em 2010 e foi desmentida pela Índia Gospel Leagues (entidade religiosa do país). A Liga apontou que, apesar do alarde da mensagem, não existia nenhum relato de ataque a igrejas no país. Mesmo desmentida, a história voltou a circular em 2012, 2015 e, como vocês estão vendo, em 2020.

Para além disso, é sempre bom frisar que a mensagem carrega algumas das principais características de boatos online. Ela é vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento é não cita fontes confiáveis. Também vale apontar que há um crasso erro geográfico na história. Ao contrário do que aponta o texto, a Índia não é dividida por províncias (a divisão se dá por estados e terrotórios da União). Importante, Olisabang não é um deles.

Resumindo: a história que aponta que 20 igrejas foram queimadas na Índia e que vão matar 200 missionários cristãos é falsa. Não passa de mais um boato sobre “atrocidades religiosas” que circula na internet e desinforma sobre liberdade religiosa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet