Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Zema se mudou para um quartel em Minas Gerais #boato

Zema se mudou para um quartel em Minas Gerais #boato

Zema se mudou para um quartel em Minas Gerais, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador de Minar Gerais, Romeu Zema, se mudou para um quartel-general. Isso é um sinal que a intervenção militar está prestes a acontecer.

Já estamos na véspera do fim de 2022 e, mesmo assim, ainda tem gente que acredita que Bolsonaro vai proclamar uma intervenção militar e continuar no poder. Muitas destas pessoas tiveram acesso a uma mensagem que aponta para um “sinal” que teria vindo de Minas Gerais.

De acordo com textos que estão viralizando na internet, o governador do estado, Romeu Zema, teria se mudado para um quartel-general. Isso seria, de acordo com muitos dos textos, a prova de que a intervenção militar estava por chegar. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Romeu Zema governador de Minas foi hoje para o quartel para ficar lá por tempo indeterminado, por estar sendo ameaçado. Alguém confirma? Versão 2: Aos que ainda duvidam Os sinais da vitória estão aí: Um forte aliado, o Romeu Zema, se mudou hoje para o quartel em BH, o Presidente continua firme e forte no palácio e a família dele seguiu viagem para os EUA… Vamos vencer!!!

Zema se mudou para um quartel em Minas Gerais?

Mesmo entre os combalidos “patriotas” (é assim que fala, né?) que ainda acreditam ser possível uma intervenção militar (que é algo ilegal e que configuraria um golpe), a mensagem circulou como mais um “sopro de esperança”. Porém, é falsa a informação que aponta que Romeu Zema se mudou para um quartel.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história se resolve com o “briefing básico” de checagem de fake news. As mensagens que circulam online têm muitas características de boatos online como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Para além disso, fake news que servem para pavimentar a narrativa (falsa, aliás) de que há sinais que apontam para a intervenção militar no Brasil são comuns na internet. De falsa GLO até anúncio de país sob “tutela” das Forças Armadas, o que não faltou foi fake news sobre intervenção militar.

Ao buscar pelo assunto, para nossa “não-surpresa”, nada encontramos sobre a informação de que Zema se mudou para um quartel. Para além de o governador reeleito de Minas Gerais estar focado nos preparativos para a sua nova posse, não há qualquer sinal de que teremos intervenção militar no Brasil.

Pelo contrário, Bolsonaro fez um discurso um tanto quanto apaziguador (na medida do possível) e foi embora com a família para os Estados Unidos. Ou seja: sequer há sinais de “golpe no país”.

Resumindo: a informação que aponta que Romeu Zema se mudou para um quartel não passa de um boato. Além de a história não ter muito sentido, ela não consta em nenhuma fonte confiável e segue um roteiro já manjado das fake news online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: