Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Washington Post destaca motociata de Bolsonaro como “maior tour de moto” em capa #boato

Washington Post destaca motociata de Bolsonaro como “maior tour de moto” em capa #boato

Washington Post destaca motociata de Bolsonaro como “maior tour de moto” em capa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jornal norte-americano Washington Post destacou a motociata de Bolsonaro na capa. A manchete é “Bolsonaro leads the biggest motorcycle tour on the planet” (Bolsonaro lidera maior passeio de moto do planeta).

Assim que a chamada “motociata” organizada pela equipe do presidente Jair Bolsonaro ocorreu em São Paulo, não demorou muito para aparecerem na internet diversas mensagens falando sobre uma suposta grandiosidade do evento (como em relação ao número de motos). Esse boato foi desmentido aqui no Boatos.org.

Porém, a coisa não parou por aí. Para reforçar a tese falsa de que o passeio de motocicleta foi o “maior da história”, começou a circular na internet mensagens que apontam que o jornal norte-americano Washington Post destacou o evento em sua capa com a manchete “Bolsonaro leads the biggest motorcycle tour on the planet” (em tradução livre “ Bolsonaro lidera maior passeio de moto do planeta”).

As postagens da suposta capa do jornal se espalharam junto com comentários empolgados como, por exemplo, “Bolsonaro lidera o maior tour de motocicleta do planeta”, “Capa do maior jornal americano! Bolsonaro lidera o maior passeio de motos do planeta!” e “ENQUANTO A IMPRENSA MARROM E A MIDIA PODRE NOTICIAM FAKE NEWS… O THE WASHINGTON POST NOTICIA O FEITO EXCEPICIONAL DO PRESIDENTE BOLSONARO!!”.

Confira o desmentido em vídeo:

Confira também o desmentido sobre o “recorde”

Washington Post destacou motociata de Bolsonaro como “maior tour de moto” em capa?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A imagem não demorou muito para se espalhar em redes bolsonaristas no Facebook e, principalmente, no WhatsApp. Porém, não é verdade que a motociata foi o “maior tour de moto do planeta” tampouco que o Washington Post destacou o evento em sua capa.

A mensagem, por si só, e o histórico já nos chamam muita atenção. Ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista e tem erros de português. Além disso, não é de hoje que notícias falsas sobre “capas” de jornais e revistas internacionais circulam na internet. Não faz muito tempo, por exemplo, que desmentimos a informação falsa de que o The New York Times havia destacado uma manifestação de Bolsonaro em sua capa.

Assim como no caso anterior, a checagem foi facilitada pela citação à fonte confiável (no caso, o Washington Post). Logo, para fazer a checagem bastou ir até o site da publicação e verificar qual foi a manchete da edição do dia seguinte à motociata em São Paulo.

Não demorou muito para vermos que a manchete não falava de passeio de moto, Bolsonaro ou mesmo do Brasil. A principal matéria da edição de 13 de junho de 2021 falava sobre como parentes de pessoas que morreram na pandemia encaravam o luto e a “volta ao normal” em meio aos quase 600 mil mortos pela Covid-19 no país.

Não bastasse isso, a montagem é tão mal feita que, se olharmos a data da publicação, é possível ver a data de 6 de agosto de 2013. Algo que é reforçado pela matéria “Chief executive Bezos is noted for patience”, publicada no site do Washington Post em 5 de agosto de 2013 e destacada como matéria auxiliar na montagem.

Resumindo: a história que aponta que o Washington Post destacou a “motociata” promovida pelo presidente Jair Bolsonaro como a “maior do planeta” é falsa. Além de o passeio de motocicleta não ter sido o maior da história, não é verdade que ele recebeu destaque no periódico norte-americano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr