Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Motociata de Bolsonaro teve 1.324.523 motos e bateu recorde no Guinness Book #boato

Motociata de Bolsonaro teve 1.324.523 motos e bateu recorde no Guinness Book #boato

Motociata de Bolsonaro teve 1.324.523 motos e bateu recorde no Guinness Book, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O evento de motociclistas com a participação do presidente Jair Bolsonaro teve 1.324.523 motocicletas. A “motociata” bateu o recorde no Guinness Book.

Assim como acontece em manifestações, não demorou para, depois da chamada “motociata” a favor do presidente Jair Bolsonaro, começarem a circular na internet mensagens que apontam que tudo foi incrível e que teve um montão de gente.

Uma mensagem aponta que nada menos do que 1.324.523 motocicletas estavam no evento, que, no total, teria tido a participação de 3,9 milhões de pessoas e que, com isso, o Guinness Book registrou um recorde mundial. Leia algumas versões da mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Motociata bate recorde no Guinness Book. Evento com motocicletas onde teve a participação de @jairbolsonaro reuniu 1.324.523 motocicletas em São Paulo-SP. Se metade das motocicletas tiveram 2 ocupantes, a estimativa de aproximadamente 3,9 milhões de pessoas nas ruas.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: 1.324.523 motos! 70KM de motos nas estradas em linha reta, a Motociata bate recorde no Guinness Book, percorrendo cerca de 135KM. O evento com motocicletas teve a participação de Jair Messias Bolsonaro aqui em São Paulo-SP. Se metade das motocicletas tiveram 2 ocupantes, a estimativa de aproximadamente 3,9 milhões de pessoas nas ruas, sem contar os que aplaudiam e acenavam nas ruas e estradas. #castellobranco #motociatasp

Versão 3: CONFIRMADO: GUINESS BOOK, através de uma pesquisa confiável, determina total de 1.324.523 motocicletas em apoio ao Presidente @jairbolsonaro. MAIOR “MOTOPASSEATA” DA HISTÓRIA DO MUNDO! #Bolsonaro2022

Motociata de Bolsonaro teve 1.324.523 motocicletas e bateu recorde no Guinness Book?

Não demorou para a tal contagem “paralela” (já que se trata de um nome da moda em termos de política) começar a circular em redes sociais favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro. Porém, não é verdade que a “motociata” quebrou o recorde mundial e teve mais de um milhão de motos (ou 1.324.523 motocicletas).

O histórico (como já falamos no início do texto) nos deixou muito desconfiados. O que não faltam em nossos registros são boatos sobre números relacionados a manifestações (fizemos até um A Semana em Fakes sobre o assunto). Relacionada à manifestação de maio, desmentimos três boatos (aqui, aqui e aqui). Todos “contavam um ponto” a mais para os protestos.

Para além disso, as mensagens não só tinham características de boatos online (como ser alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis) como também não tinham muita lógica. Vamos destacar algumas incongruências.

A primeira está nos cálculos. Veja bem os números: 1.324.523 motos e 3,9 milhões de pessoas. Isso só seria possível se estivessem três pessoas em quase todas as motos. Algo não muito lógico. Outra está na versão da mensagem que apontou para “70 quilômetros de motos na estrada”. Como foi dito na mensagem, foram percorridos 135 KM de percurso (entre São Paulo e Jundiaí). Logo, “metade do percurso” teria que estar ocupado por motos (o que não ocorreu).

Resolvemos buscar pelos números. Não é verdade que a motociata teve 1.324.523 motos. Na realidade, reportagens mostram que 12 mil motocicletas participaram do evento (como da Folha e do Antagonista). Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do governo de São Paulo.

Sobre o Guiness Book: bolsonaristas chegaram a citar que “pessoas do Guinness Book” estariam no local. Porém, não há qualquer relato por parte do livro dos recordes de que algum recorde mundial teria sido quebrado no evento. Também não há nada sobre o número de 1.324.523 motos. Vale apontar que este link mostra seis encontros com muito mais motos do que a motociata pró-Bolsonaro. Esse, por exemplo, prevê 500 mil motociclistas.

Resumindo: a história que aponta que a “motociata” a favor de Bolsonaro teve 1.324.523 motos e quebrou o recorde mundial no Guinness Book é falsa. Além de o evento político não ter essa quantidade de motos, não houve a tal quebra de recorde.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr
Marcações: