Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > New York Times destaca dizeres “Bolsonaro foverer” e “Brazil Whants To Be Free” na capa #boato

New York Times destaca dizeres “Bolsonaro foverer” e “Brazil Whants To Be Free” na capa #boato

New York Times destaca dizeres “Bolsonaro foverer” e “Brazil Whants To Be Free” na capa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O The New York Times se rendeu à manifestação a favor de Bolsonaro no Brasil. Na capa, jornal destacou os dizeres “Bolsonaro foverer” e “Brazil Whants To Be Free”.

A empolgação de alguns com as manifestações pró-Bolsonaro no dia 1º de maio está tão grande que tem gente achando que se tratou de um evento histórico (o que, evidentemente, não foi). Tanto que, depois da fake news que aponta que a Globo admitiu que foi a maior manifestação da história, começou a circular uma prova de que o protesto “rompeu fronteiras”.

Mensagens dão conta de uma suposta capa do jornal norte-americano The New York Times. De acordo com textos que circulam online, o jornal deu destaque às manifestações de 1º de maio na capa. A manchete do jornal teria sido “BRAZIL WHANTS TO BE FREE” (algo como Brasil queer ser livre), “Brazil from BOLSONARO” (Brasil vindo de Bolsonaro) e “Bolsonaro Forever!” (Bolsonaro eterno!).

“PARABÉNS BRASIL!!!!!!! SAIU NO The New York Times Dia 1° foi gigante, o mundo viu!!!”, diz uma das mensagens que circula online. “O Brasil no New York Times Bolsonaro forever”, aponta outra.

New York Times destacou dizeres “Bolsonaro foverer” e “Brazil Whants To Be Free” na capa?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Por incrível que pareça (nunca subestime a burrice das pessoas), a tal capa circulou com muita força em redes sociais (principalmente em grupos bolsonaristas). Porém, não é verdade que o The New York Times destacou as manifestações na capa. A própria imagem e uma rápida checagem no site do jornal desmontam a farsa.

A mensagem e a imagem já começam a denunciar a farsa. A mensagem tem características de boatos online como ser alarmista e ter erros de português e a imagem está repleta de erros de inglês. A palavra “Whants” é uma grafia errada de “Wants”. Logo, a frase correta na capa seria “Brasil wants to be free”. Já o termo “from” significa “a partir de” (o que não faz muito sentido na frase empregada na imagem).

Ao buscar por edições do The New York Times dos últimos dias, vimos o que já esperávamos. A capa do jornal não tinha os protestos na capa. De acordo com o site do jornal, as principais notícias do dia eram sobre a pandemia, Biden e membros do Partido Republicano.

Vale apontar que as fotos que estariam na capa do The New York Times sequer são das manifestações de 1º de maio de 2021. Uma imagem é de protestos de 13 de março de 2016 com o crédito à Agência Brasil. A outra é de um protesto pró-Bolsonaro de 2020 e é do site Metrópoles.

Resumindo: a história que aponta que o The New York Times destacou as manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro com mensagens como “BRAZIL WHANTS TO BE FREE”, “Brazil from BOLSONARO” e “Bolsonaro Forever!” é falsa. Trata-se de um boato (um tanto quanto grosseiro que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: