Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Walter Braga Netto critica decisão do STF sobre Receita Federal, mostra vídeo #boato

Walter Braga Netto critica decisão do STF sobre Receita Federal, mostra vídeo #boato

Vídeo mostra Walter Braga Netto criticando decisão do STF sobre Receita Federal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O general Walter Braga Netto (Neto), “secretário de Segurança Nacional nomeado por Sérgio Moro”, gravou um vídeo criticando decisão do STF sobre Receita Federal.

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu uma série de vídeos e áudios atribuídos a Walter Braga Netto. Na ocasião, falamos que as mensagens que acompanhavam os arquivos (e que o tratavam como “fio desencapado”) eram uma “evolução” de uma mensagem sobre o general Santos Cruz. Achávamos que o caso estava encerrado. Só achávamos.

Circula na internet um vídeo atribuído a “Walter Braga Neto, secretário de Segurança Nacional nomeado por Sérgio Moro”. Nas imagens, ele teria criticado a decisão do STF de limitar investigações sobre evolução patrimonial de ministros e familiares por parte da Receita Federal. Leia três versões da mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: Ministro do STF Alexandre de Moraes proibiu a Receita Federal do Brasil, qualquer tipo de apuração da evolução patrimonial dos ministros e de seus familiares. Ouçam o Secretário de Segurança Nacional, nomeado pelo Sergio Moro, General do Exército Walter Braga Neto. Vamos repassar em todos os grupos !!!

Versão 2: Ouçam o Secretário de Segurança Nacional, nomeado pelo Sergio Moro, General do Exército Walter Braga Neto. Vamos ajudar a moralizar o Brasil… Ministros do STF também estão sujeitos às leis. Apoio aos Auditores da Receita Federal e a Lava Jato. Versão 3: STF X Receita Federal/Brasil Ouçam o Secretário de Segurança Nacional, nomeado pelo Sergio Moro, General do Exército Walter Braga!!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vídeo mostra Walter Braga Netto criticando decisão do STF sobre Receita Federal?

Muita gente saiu publicando a tal filmagem e elogiando o general Walter Braga Netto. Mas será mesmo que ele é a pessoa que está no vídeo? Pois é: assim como no caso do áudio do WhatsApp, não é o general que está no vídeo. Vamos aos fatos.

Para começar, a mensagem. Além de ela ter muitas características de fake news (vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e falta de citação de fontes confiáveis), divulga diversos dados errados.

Um deles é em relação do nome do general. O “Netto” é com dois “t” e não com um “t”. Além disso, ele não é o “Secretário de Segurança Nacional, nomeado pelo Sergio Moro”. O cargo pertence ao também general Guilherme Theophilo. Braga Netto é chefe do Estado-Maior do Exército e foi nomeado em março de 2019. Vale dizer que Braga Netto não se parece com a pessoa do vídeo, o que aumenta ainda mais as desconfianças.

Bastou apenas uma busca para transformar as desconfianças em certeza. A pessoa que está no vídeo é, na realidade, o vereador da cidade de Manaus (AM) Chico Preto (PMN). A declaração foi feita durante sessão na Câmara de Manaus no dia 6 de agosto de 2019 e ganhou repercussão (antes de ter o crédito modificado) em publicações em redes sociais como essa, do cantor Roger Moreira.

Resumindo: a história que aponta que o general Walter Braga Netto é a pessoa que está no vídeo criticando os ministros do STF por decisão em relação à Receita Federal é falsa. A pessoa do vídeo é, na realidade, o vereador da cidade de Manaus (AM) Chico Preto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.