Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ao contrário do que apontam mensagens de cunho golpista, vídeo não mostra crimes de Alexandre de Moraes e outros ministros do STF

Ao contrário do que apontam mensagens de cunho golpista, vídeo não mostra crimes de Alexandre de Moraes e outros ministros do STF

Vídeo mostra fatos e ações criminosas de Alexandre de Moraes e ministros do STF, diz boato (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Boato – Vídeo mostra “ações criminosas” e fatos sobre Alexandre de Moraes e outros ministros do STF. 

Análise

Nos últimos dias, tem circulado em redes sociais mensagens um vídeo que seria de uma série de ações criminosas e “fatos” sobre Alexandre de Moraes e ministros do STF durante as eleições de 2022.

Na lista, estariam ações como “violar o princípio da imparcialidade”, “tratar fake news como crime”, “abusar de autoridade”, “suspensão de sites” e “remoção de áudio de atribuído a Lula contra Palocci”. No final, há uma imagem de “patriotas em Brasília” e um tópico “apoio da sociedade organizada”. Leia a mensagem (o vídeo não será colocado aqui):

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Olha que material maravilhoso!!! Video contendo fatos e ações criminosas de Alexandre de Morais antes, durante e após as eleições de 2022 e que sugerem prisão inafiançável e imprescritível. Vamos viralizar! Se você não ouvir tudo… E não compartilhar com pelo menos umas 100 pessoas… Não terá direito de reclamar, depois que seus filhos, sobrinhos, netos e conhecidos queridos estiverem catando lixo e tomando chibatadas no lombo.

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. A primeira delas é se o vídeo em questão mostra, de fato, ações criminosas de Alexandre de Moraes e o STF. A segunda é se as acusações contidas no vídeo contra Alexandre de Moraes e o STF procedem. A terceira é se o apoio a “patriotas” é o apoio à sociedade organizada.

O vídeo em questão mostra, de fato, ações criminosas de Alexandre de Moraes e o STF?

Não. Na realidade, o vídeo (que foi espalhado durante as eleições de 2022) é um amontoado de reclamações, sem razão, de bolsonaristas sobre a conduta de Alexandre de Moraes. A prova de que as acusações não se sustentam está no fato de a Justiça não ter recebido ou apoiado qualquer uma das alegações.

As acusações contidas no vídeo contra Alexandre de Moraes e o STF procedem?

Também não. Além de algumas partirem de pressupostos errados (como de que Alexandre de Moraes estava “condenando por fake news” quando, na realidade, outros crimes eram atribuídos), há reclamações que não se sustentam. Uma, para exemplificar, é a de que o áudio atribuído a Lula sobre Palocci era real. Essa fake news já foi desmentida no Boatos.org algumas vezes (veja aqui e aqui).

O apoio a “patriotas” é o apoio à sociedade organizada?

Não. O mais irônico é que o vídeo foi lançado em 2022 (antes dos eventos do dia 8 de janeiro). Os atos de vandalismo e os pedidos de golpe mostram que, na realidade, a organização era para uma horda de vândalos e/ou para pessoas que visavam afrontar a Constituição.

Conclusão

Fake news ❌

Ao contrário do que apontam as mensagens que circulam na internet, o vídeo em questão não prova nada contra Alexandre de Moraes. Não passa de uma série de alegações que, no final, se mostram sem sentido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm