Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Áudio de Lula grampeado falando com Rui Falcão sobre Palocci #boato

Áudio de Lula grampeado falando com Rui Falcão sobre Palocci #boato

Boato – Áudio mostra momento em que Lula é grampeado conversando com Rui Falcão. Conversa teria acontecido após delação de Palocci.

Mesmo sendo em uma semana “mais curta” por causa do feriado de 7 de setembro, os últimos dias foram anormais até para o conturbado cenário político brasileiro. Teve fortuna encontrada em apartamento ligado a político, vazamento de áudio de delatores da JBS, denúncia contra Lula, Dilma e outros políticos no STF e depoimento de Antônio Palocci detonando o ex-presidente.

Palocci, outrora um dos homens mais fortes do PT e da política brasileira, declarou ao juiz Sérgio Moro que, de fato, o partido esteve envolvido em diversos casos de corrupção durante os governos de Lula e Dilma. A notícia bombástica suscitou um áudio que chamou muita atenção na internet.

De acordo com a descrição do áudio, o ex-presidente Lula teria sido grampeado falando com Rui Falcão durante o momento em que a notícia da “delação de Palocci” foi divulgada no Jornal Nacional. Veja a mensagem que circula online e o conteúdo do áudio:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

BOMBA!!!! Grampearam o Lula falando ao telefone com Rui Falcão, ex-presidente do PT, no momento da notícia da delação do Palocci!!! Vazou áudio do Lula comentando a delação do Palocci.

Eu falei pra ti que um dia, menos dia ele iria abrir a boca. Tá lá, eu tô vendo ele aqui agora no Jornal Nacional. Falou tudo que tinha que falar. Lascou comigo, lascou mais ainda com a Dilma. Falou do apartamento, falou do sítio, tá falando de tudo. Ninguém teve coragem de fazer o que você fez por esse cara. Tá preso em Curitiba há mais de um ano. Ninguém teve competência e nem coragem de acabar com esse cara.

O Joesley vai ser pior. Por que vai ser pior? Agora ele começou a cantar. Vai cantar mais. O Supremo vai acabar com os benefícios dele, ele vai ser preso aqui. Nós vamos nos lascar. Tá lá, tá falando lá, abrindo a boca. Acabou. Agora não adianta mais nada. Tu diz para ele pegar o apoio dele e ir pra p… e enfia no c… dele. Ele que fique com essa p… esse c… com esse trato dele.

Quando a gente precisou dele, ele não se meteu. Agora que tá feita a m…, ele vem fazer rapapé. Porque que ele não foi comigo semana passada na Bahia? Porque que ele não foi comigo na Paulista? Porque é um baita de um filho da p… ladrão, sem-vergonha foi só o que eu ouvi. Não teve um trabalho de marketing. Não tem ninguém para me ajudar.

Tu tá ouvindo cada vez mais essas m… que a minha defesa… que o Palocci tá sob pressão. Não adianta dizer isso agora. Tá falando agora do tal depoimento dele. Outro filho da p… desgraçado. É um p… do c… eu vou dar um telefone para a figra amanhã. Tamo tudo lascado, o que que tu acha? Eu vou ver meu querido o que vou fazer. Agora não adianta mais nada. Até mais. Vamos ver o que eu posso fazer. Eu não tenho condição. Eu tô cercado neste apartamento. Não posso nem sair do prédio. Eu vou ver o que eu faço. Um abraço. 

Áudio de Lula grampeado falando com Rui Falcão foi divulgado?

A história circulou muito, mas muito na internet. Mas será mesmo que Lula foi grampeado falando com Rui Falcão no momento em que o Jornal Nacional falava da delação de Palocci? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, a mensagem que acompanha o áudio já erra na informação. Não existe “delação de Palocci”. Até o momento, o ex-ministro de Lula está apenas depondo ao juiz Sérgio Moro. De fato, há intenção em que seja feito um acordo de colaboração premiada, mas ele não existe oficialmente.

O segundo ponto é técnico. Como Lula teria sido “grampeado” conversando com Rui Falcão se apenas a voz do ex-presidente aparece no áudio? Se houvesse, de fato, grampo telefônico, as duas vozes apareceriam. Mais uma vez o enunciado erra.

Ok. Vamos levar em conta que a mensagem está totalmente errada e, em vez de grampeado, Lula foi gravado por “microfones ocultos” (tipo os do Chapolim) no apartamento. Mesmo assim, a história é falsa.

Quem tem o mínimo de parcimônia percebe que a voz no áudio é uma imitação (muito mal feita) do ex-presidente. Em alguns momentos, o “Lula” chega até a ter um sotaque de “manezinho” de Florianópolis. Para além disso, nenhuma autoridade ou veículo de mídia sério falou sobre a divulgação do áudio. Só isso já nos faz chegar à conclusão de que se trata de um boato.

Resumindo: a história que aponta que Lula foi grampeado falando com Rui Falcão sobre Antônio Palocci é falsa. Áudio não passa de uma imitação feita sem muito esmero do ex-presidente, mas que está enganando muita gente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Elisabeth Bevilacqua, Suely Filogonio, Sergim Peninha, Roberto Dimitroff, Maria Cecilia Buschinelli Rino, Leonel Contrera, Alex de Britto, Robson Alex, LCoimbra, Fernando Kawa, Alessandro de Mara e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.