Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Áudio de Lula mandando matar Palocci vaza na internet #boato

Áudio de Lula mandando matar Palocci vaza na internet #boato

Áudio de Lula mandando matar Palocci vaza na internet, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Áudio mostra conversa do ex-presidente Lula com Rui Falcão no qual ele chora e mandar matar Antonio Palocci.

Já falamos algumas vezes que fake news que circulavam antes das eleições de 2018 estão voltando a circular na internet agora em 2022. Hoje, vamos falar de mais um destes casos, que aponta para um suposto áudio do ex-presidente Lula.

Na gravação, um homem que se identifica como Lula estaria falando com Rui Falcão, dirigente do PT. No áudio, o homem chora e fala que deviam ter dado um “fim de Antonio Palocci” (ex-membro do partido que fez uma delação premiada contra Lula). Leia algumas das mensagens que circulam online, escute o áudio e confira a transcrição dele.

Versão 1: Áudio bomba. Para quem tem dúvidas se o Lula é culpado de todos os processos, esse áudio vai tirar suas dúvidas. Nunca se esqueça dessa gravação do ladrão inocente e Palocci. Ele deixa bem clar que queria que alguém tivesse dado “jeito” no Palocci. Versão 2: ÁUDIO DE LULA CHORANDO E MANDANDO DAR FIM EM PALOCCI – Lula Chora e manda eliminar Palocci. Versão 3: Vaza SUPOSTO ÁUDIO de Lula falando em eliminar Palocci Versão 4: BOMBA!!!! Grampearam o Lula falando ao telefone com Rui Falcão, ex-presidente do PT, no momento da notícia da delação do Palocci!!! Vazou áudio do Lula comentando a delação do Palocci.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Transcrição: Eu falei pra ti que um dia, menos dia ele iria abrir a boca. Tá lá, eu tô vendo ele aqui agora no Jornal Nacional. Falou tudo que tinha que falar. Lascou comigo, lascou mais ainda com a Dilma. Falou do apartamento, falou do sítio, tá falando de tudo. Ninguém teve coragem de fazer o que você fez por esse cara. Tá preso em Curitiba há mais de um ano. Ninguém teve competência e nem coragem de acabar com esse cara.

O Joesley vai ser pior. Por que vai ser pior? Agora ele começou a cantar. Vai cantar mais. O Supremo vai acabar com os benefícios dele, ele vai ser preso aqui. Nós vamos nos lascar. Tá lá, tá falando lá, abrindo a boca. Acabou. Agora não adianta mais nada. Tu diz para ele pegar o apoio dele e ir pra p… e enfia no c… dele. Ele que fique com essa p… esse c… com esse trato dele.

Quando a gente precisou dele, ele não se meteu. Agora que tá feita a m…, ele vem fazer rapapé. Porque que ele não foi comigo semana passada na Bahia? Porque que ele não foi comigo na Paulista? Porque é um baita de um filho da p… ladrão, sem-vergonha foi só o que eu ouvi. Não teve um trabalho de marketing. Não tem ninguém para me ajudar.

Tu tá ouvindo cada vez mais essas m… que a minha defesa… que o Palocci tá sob pressão. Não adianta dizer isso agora. Tá falando agora do tal depoimento dele. Outro filho da p… desgraçado. É um p… do c… eu vou dar um telefone para a figra amanhã. Tamo tudo lascado, o que que tu acha? Eu vou ver meu querido o que vou fazer. Agora não adianta mais nada. Até mais. Vamos ver o que eu posso fazer. Eu não tenho condição. Eu tô cercado neste apartamento. Não posso nem sair do prédio. Eu vou ver o que eu faço. Um abraço. 

Áudio de Lula mandando matar Palocci vazou na internet?

Não precisou muito para o áudio em questão se espalhar com tudo na internet em pleno 2022. Porém, o áudio em questão não é do ex-presidente Lula. Mais do que isso: a história em questão foi desmentida pelo Boatos.org há cinco anos, em 2017. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Para começar, a mensagem que acompanha o áudio já erra na informação. Não existe “delação de Palocci”. Até o momento, o ex-ministro de Lula está apenas depondo ao juiz Sérgio Moro. De fato, há intenção em que seja feito um acordo de colaboração premiada, mas ele não existe oficialmente. [Nota de 2022: posteriormente, a delação foi homologada e cancela. Porém, isso não tira o fato de o áudio ter surgido antes de qualquer confirmação da delação]

O segundo ponto é técnico. Como Lula teria sido “grampeado” conversando com Rui Falcão se apenas a voz do ex-presidente aparece no áudio? Se houvesse, de fato, grampo telefônico, as duas vozes apareceriam. Mais uma vez o enunciado erra.

Ok. Vamos levar em conta que a mensagem está totalmente errada e, em vez de grampeado, Lula foi gravado por “microfones ocultos” (tipo os do Chapolim) no apartamento. Mesmo assim, a história é falsa.

Quem tem o mínimo de parcimônia percebe que a voz no áudio é uma imitação (muito mal feita) do ex-presidente. Em alguns momentos, o “Lula” chega até a ter um sotaque de “manezinho” de Florianópolis. Para além disso, nenhuma autoridade ou veículo de mídia sério falou sobre a divulgação do áudio. Só isso já nos faz chegar à conclusão de que se trata de um boato.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula disse que deviam ter dado um fim em Antonio Palocci. O áudio é, claramente, de alguém que imita o ex-presidente e o conteúdo já foi fruto de um desmentido do Boatos.org em 2017.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso