Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra Flavio Dino (ministro da Justiça) dançando em churrasco #boato

Vídeo mostra Flavio Dino (ministro da Justiça) dançando em churrasco #boato

Vídeo mostra Flavio Dino (ministro da Justiça) dançando em churrasco, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro da Justiça Flavio Dino foi flagrado dançando uma música da Marília Mendonça em um churrasco. Vídeo mostra performance.

Ontem, o Boatos.org desmentiu uma história falsa que apontava que o ministro da Defesa José Múcio havia sido flagrado dançando durante um churrasco. Hoje, um caso muito parecido começou a circular online.

O mesmo vídeo de um grupo de senhores interpretando de forma animada a canção Infiel de Marília Mendonça está circulando junto com a descrição que a pessoa seria o ministro da Justiça Flavio Dino. “Olha o ministro da justiça Flavio dino”, diz uma das mensagens que circulam online. Assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

@faculdadedasbebidas♬ som original – faculdadedasbebidas

Vídeo mostra Flavio Dino (ministro da Justiça) dançando em churrasco?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Não demorou para a versão “Flavio Dino” se espalhar com força em aplicativos de mensagem como, por exemplo, o WhatsApp. Porém, é falsa a informação que aponta que o vídeo mostra o ministro dançando em um churrasco.

Na realidade, a explicação de hoje é muito parecida com a de ontem. Ela perpassa pelo histórico de fake news, as características da mensagem, uma busca pela fonte e uma comparação entre o homem do vídeo e Flavio Dino. Relembre trechos coincidentes do que escrevemos:

A mensagem, o histórico, uma busca pelo assunto e uma olhada com atenção ao vídeo já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Assim como um “bom boato”, o texto em questão é vago, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a veracidade da informação.

Para além disso, vídeos desta natureza (de caráter homofóbico, por sinal) têm circulado com tudo na web. Já desmentimos, por exemplo, um vídeo falsamente atribuído ao “novo diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal”. O intuito é sempre o mesmo: dizer que o governo atual coloca gente “frouxa” para cargos masculinizados (estranho que, depois de presos, o povo reclama de rigidez). Ao buscar pelo assunto, nada encontramos em fontes confiáveis (só para variar).

Sobre Flavio Dino: assim como no caso que cita José Múcio, podemos dizer que a pessoa do vídeo sequer se parece com Flavio Dino. Também devemos apontar que, ao buscar pelo vídeo original no TikTok (vimos pela marca d’água) não há qualquer menção ao ministro da Justiça ou mesmo a qualquer ministro.

Resumindo: não é verdade que a pessoa do vídeo em questão é o ministro da Justiça e Segurança Pública Flavio Dino. A história que está circulando online não passa de uma nova versão que utiliza um vídeo que desmentimos ontem aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso