Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Veja lança capa com o título A ameaça chamada Lula sobre “dobradinha com Alexandre de Moraes” #boato

Veja lança capa com o título A ameaça chamada Lula sobre “dobradinha com Alexandre de Moraes” #boato

Veja lançou capa com o título A ameaça chamada Lula sobre “dobradinha com Alexandre de Moraes”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A revista Veja lançou uma capa com o título A ameaça chamada Lula falando sobre dobradinha que ex-presidente fez com Alexandre de Moraes contra Bolsonaro.

Agora falta menos de meia semana para o dia das eleições 2022. É neste quadro que está circulando uma suposta “capa bombástica” da revista Veja que apontaria para uma “denúncia contra Lula e Alexandre de Moraes”.

Na capa em questão, há uma imagem de uma nota de Real com a bandeira do PT nos lábios, o título Voto de Silêncio e uma denúncia contra Lula. Há um texto chamado “A ameaça chamada Lula” e uma denúncia de que ele teria feito uma “dobradinha” com Alexandre de Moraes. Leia o conteúdo que está na suposta capa:

Veja A AMEAÇA CHAMADA LULA A EXEMPLO DE SEUS AMIGOS DITADORES, LULA AMEAÇA OPONENTES E FAZ DOBRADINHA COM ALEXANDRE DE MORAES, PRESIDENTE DO TSE, PARA SILENCIAR À MÍDIA E REDES SOCIAIS DE QUEM NÃO O APOIA PT VOTO DE SILÊNCIO uma revista de vies i Quando uma revista de viés ideológico de esquerda traz uma manchete ao mercado e pode prejudicar o desempenho do petista na reta final da capa com essa chamada, a coisa é pior do que imaginamos.

Veja lançou capa com o título A ameaça chamada Lula sobre “dobradinha com Alexandre de Moraes”?

Vídeo: é falso que decreto permite confisco de doações para colocar "selo do PT"

A suposta capa se espalhou com todas as forças em redes sociais e não demorou em chamar atenção por aí. Porém, a imagem que está circulando online é de uma capa adulterada de uma edição da revista Veja.

O histórico de boatos de capas falsas já nos deixou muito desconfiados da veracidade da informação. Já desmentimos fake news que apontavam para o filho de Lula, para Bolsonaro, para pesquisas eleitorais e para Sérgio Moro.

Ao analisar a capa em questão, achamos uma coisa estranha. Os elementos da “denúncia” estão horríveis na imagem e o texto que fala da “dobradinha” está gigantesco (algo estranho para uma capa de revista).

Ao buscar pelo Instagram da revista Veja, logo chegamos à realidade. Existe uma capa que fala em “voto de silêncio do PT”, mas não de dobradinha. Na capa, há uma crítica ao fato de Lula não apontar detalhes sobre a política econômica que pretende adotar em um novo governo. Leia o que diz a revista sobre o assunto:

Voto de silêncio. Falta de clareza nas diretrizes econômicas de um futuro governo Lula traz inquietação ao mercado e pode prejudicar o desempenho do petista na reta final de campanha.

Só por desencargo, resolvemos buscar por informações que apontem para a tal dobradinha entre PT e TSE. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito do assunto. A Veja não fez, em nenhum momento, tá denúncia.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Veja deu uma capa com a manchete “A ameaça de Lula”. Na realidade, a imagem que está circulando online é uma montagem em cima de uma capa real da revista.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso