Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Capa da Veja diz que Sérgio Moro enganou milhões de brasileiros #boato

Capa da Veja diz que Sérgio Moro enganou milhões de brasileiros #boato

Capa da Veja disse que Sérgio Moro enganou milhões de brasileiros, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A revista Veja publicou uma capa com a foto do ministro da Justiça Sérgio Moro e o título “Este homem enganou milhões de brasileiros”.

Desde quando a Operação Lava Jato chegou a nomes do PT, Sérgio Moro recebe críticas de pessoas simpáticas ao partido. Com a prisão do ex-presidente Lula, a posse de Moro no Ministério da Justiça e o vazamento de conversas obtidas por hackers, esse sentimento só tem crescido.

Muitas dessas pessoas com o “mau sentimento” estão compartilhando uma capa atribuída à revista Veja com uma foto do ex-juiz e o seguinte titulo: “Este homem enganou milhões de brasileiros”. Leia o que diz a mensagem por completo:

Este homem enganou milhões de brasileiros. Sérgio Moro explica como praticou os crimes de abuso de autoridade, improbidade administrativa, prevaricação e formação de quadrilha como juiz da Lava Jato para condenar Lula sem provas e depois ir trabalhar como jagunço de um governo corrupto e milicianos que ajudou a eleger.

Capa da Veja disse que Sérgio Moro enganou milhões de brasileiros?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O que não faltaram foram compartilhamentos e pessoas fazendo críticas a Moro. Mas será mesmo que essa capa da Veja é real? Não, não é. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a história, ficamos desconfiados. Isso porque esse tipo de boato que envolve capas falsas de publicações é mais do que manjado. Por aqui, já desmentimos capas falsas da Charlie Hebdo, da Time, da The Economist e, claro, da Veja.

Em todos os casos, só precisamos ir até a lista de publicações da revista para descobrir mais detalhes. Foi justamente o que fizemos e aí descobrimos a verdade. A capa que circula é uma montagem em cima de uma capa real da Veja com a imagem de Moro.

Na capa real, do dia 6 de outubro de 2019, o título é uma aspa do ministro dizendo “Brasília é cheia de intrigas”. No subtítulo, a publicação tem o seguinte texto: “Em entrevista a VEJA, Sergio Moro diz que não será candidato em 2022 e fala de sua relação com Jair Bolsonaro, da libertação de Lula, do julgamento do STF sobre segunda instância e das mensagens vazadas da Lava-Jato”.

Vale dizer que outros sites de checagem como a Agência Lupa, o Aos Fatos e o Fato ou Fake também desmentiram a informação.

Resumindo: a história que aponta que a revista Veja publicou uma capa com a foto do ministro da Justiça Sérgio Moro um título falando que ele enganou milhões de brasileiros é falsa. Trata-se mais uma montagem que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2M3r9Bt