Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Uber vai sair do Brasil por causa do governo Lula #boato

Uber vai sair do Brasil por causa do governo Lula #boato

Uber vai sair do Brasil por causa do governo Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uber ameaça sair do Brasil por causa das políticas anunciadas pelo PT, entre elas o registro e sindicalização dos motoristas de aplicativo. 

O presidente Lula foi eleito com 50,9% dos votos válidos no segundo turno das eleições, contra 49,1% de Jair Bolsonaro. Desde a vitória do petista, declarações e ameaças de abandonar o país de famosos circulam por aí.

A última que circula online envolve a Uber. O alerta aponta que o aplicativo Uber ameaçou sair do país devido às propostas anunciadas pela equipe de transição do presidente eleito. A mensagem aponta ainda que o PT já causou a demissão de 3,3 milhões de trabalhadores e quedas sucessivas na Bolsa. No vídeo, o sujeito diz que avisou que se Lula ganhasse isso aconteceria e cita uma matéria sobre o uso do aplicativo no Brasil. Leia:

Quer pagar para ver? Então continue sentado com o rabo no sofá vendo de camarote a destruição da sua família!! UBER AMEAÇA DEIXAR O PAÍS. A Uber emprega mais de 20 milhões de brasileiros que em 2023, provavelmente ficarão sem sua única fonte de renda. O aplicativo ameaça sair do país em razão das políticas anunciadas pelo PT a maior organização criminosa do Brasil que vai sindicalizar a prestação de serviço e exigir que a empresa registre e assine a carteira dos motoristas. O PT e nem assumiu e já destruiu a economia, já causou a demissão de 3,3 milhões de trabalhadores, causou quedas sucessivas na Bolsa, fez o dólar e a inflação disparar e já provocou a saída de 2 mil empresas do país.

Uber vai sair do Brasil por causa do governo Lula?

Os motoristas e usuários da plataforma ficaram preocupados com a notícia. Tudo em vão, já que o vídeo, além de não provar nada, não faz o menor sentido.

Vídeo: é falso que Lojas Francesas (Americanas) tenha jogado livros de Felipe Neto no lixo

Essa não é a primeira vez que aparecem declarações e ameaças falsas contra o governo Lula envolvendo famosos. Por aqui, no Boatos.org, já apareceram histórias envolvendo Alexandre de Moraes, Edir Macedo e Galvão Bueno. A falta de datas e fontes confiáveis, o texto vago e alarmista são outro indício de que a história não passa de balela.

No vídeo, o sujeito cita um artigo opinativo sobre o futuro do aplicativo no Brasil, onde critica o avanço da “burocracia estatal” e alerta para uma possível saída do aplicativo do país, como aconteceu com o Ifood na Colômbia e no México. O artigo, de fato, existe, mas isso não quer dizer que prova que a Uber deixará o país. Ao contrário, o artigo, em nenhum momento, crava que o Uber vai deixar o país.

Ao buscar mais informações sobre o caso, não encontramos nada sobre a suposta ameaça em veículos de comunicação confiáveis. Não há qualquer declaração da Uber ou mesmo algum link de notícia que aponte para isso. Ou seja, o alerta não se sustenta na realidade.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Uber vai deixar o país por causa do governo Lula. A mensagem não passa de mais uma fake news de “exílio” que circulam por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: