Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Edir Macedo diz que vai vender a Record, fechar a Universal e ir embora do Brasil se Lula vencer as eleições #boato

Edir Macedo diz que vai vender a Record, fechar a Universal e ir embora do Brasil se Lula vencer as eleições #boato

Edir Macedo diz que vai vender a Record, fechar a Universal e ir embora do Brasil se Lula vencer as eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O pastor Edir Macedo mandou avisar que, se Lula vencer as eleições, vai vender a TV Record, fechar a igreja Universal e ir embora do Brasil.

Sempre que há eleições acirradas, notícias bombásticas de “promessas” de figuras polêmicas circulam na internet. A história de hoje aponta para uma suposta promessa que teria feito o pastor Edir Macedo, dono da igreja Universal do Reino de Deus e da TV Record.

De acordo com publicações em redes sociais, Edir Macedo teria feito uma promessa caso Lula vencer as eleições: ele iria embora do Brasil, venderia a Record e fecharia a Universal. “Edir Macedo avisa: “Se Lula vencer, venderei a TV Record, fecharei a Universal e irei embora do Brasil!””, diz a mensagem que circula online e é acompanhada de uma foto de Edir com Bolsonaro.

Edir Macedo diz que vai vender a Record, fechar a Universal e ir embora do Brasil se Lula vencer as eleições?

É claro que uma mensagem com uma promessa dessas iria se espalhar com todas as forças na internet. Só que (para a felicidade de alguns e infelicidade de outros) é falsa a informação que aponta que Edir Macedo fez tais promessas caso Lula vencesse.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O histórico de boatos deste tipo é frequente na internet. Aqui no Boatos.org, por exemplo, já desmentimos fake news que apontavam para o “exílio” de, por exemplo Galvão Bueno e Pabllo Vittar caso Bolsonaro vencesse as eleições de 2018.

Além disso, a mensagem tem aquele “jeitão” de boato. O texto não aponta nenhum link que comprove para a promessa de Edir Macedo, é vago (não diz a situação em que ele falou isso) e extremamente alarmista.

Ao buscar sobre qualquer fonte confiável que aponte para a suposta fala de Edir Macedo (surpreendendo zero pessoas) nada encontramos. Não há qualquer declaração do pastor que aponte para esta decisão ou mesmo algum link de notícia que apontei para isso. Logo, chegamos à conclusão que a tal bomba “brotou em redes sociais”.

Vale apontar que a tal “promessa” é um tanto quanto inverossímil. Tanto a TV Record como a Universal são negócios que, para Macedo, garantem um lucro e também a disseminação de seus preceitos. Não seria por uma eleição, que ele largaria tudo, né?

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Edir Macedo prometeu deixar o país, vender a Record e fechar a Universal. A mensagem não passa de mais uma fake news de “exílio” que viraliza durante as eleições.

PS: Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso