Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Galvão Bueno diz que vai embora do Brasil se Bolsonaro ganhar eleições #boato

Galvão Bueno diz que vai embora do Brasil se Bolsonaro ganhar eleições #boato

Boato – Galvão Bueno desabafa e diz que vai embora do país e encerrar carreira de narrador de Jair Bolsonaro for eleito presidente.

É amigo, haja coração nessas eleições. É teste pra cardíaco. A cada dia que abrimos um navegador de internet, uma rede social ou um aplicativo de mensagens, uma história bombástica tende a nos surpreender. E a mais nova envolve o dono dos bordões que abriram esse texto: o querido (só por alguns) narrador Galvão Bueno.

De acordo com um meme que está viralizando no Facebook, Galvão fez uma promessa. Se Bolsonaro ganhar a eleições, o narrador encerraria a carreira e iria embora do Brasil. Leia a mensagem contida na imagem.

Saiba Galvão, que 80 milhões de bolsonarianos apoiam a sua sábia decisão! Se Bolsonaro ganhar, eu encerro minha carreira de narrador, e vou em bora do Brasil de vez!

Galvão Bueno disse que vai embora do Brasil se Bolsonaro ganhar eleições?

Nas nossas buscas pelo assunto no Facebook, vimos uma postagem com 20 mil compartilhamentos, outra com 19 mil e uma terceira com 16 mil. Mas será mesmo que o “narrador 1” da Globo disse que “larga tudo” se Bolsonaro ganhar? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem em si já levanta muitas suspeitas. Ela é vaga, alarmista, com erros de português (principalmente nas vírgulas) e não cita fontes confiáveis. Só esses detalhes já deveriam fazer você buscar pela tal declaração antes de compartilhar. Nós fizemos isso e logo matamos a charada.

A primeira coisa que descobrimos é que não há, em nenhuma fonte confiável, qualquer referência à tal “promessa” de Galvão Bueno. O narrador chegou a dar mostras de que a Copa da Rússia pode (como também não pode) ter sido a última da sua carreira. Mas nunca falou em parar de narrar e tem planos para trabalhar, no mínimo, até as Olimpíadas de Tóquio. Ao canal do Youtube do seu filho, ele reforçou a negativa:

Descobrimos também que Galvão Bueno (que, apesar de polêmico, é bem discreto em relação a posicionamentos políticos) não tem nenhuma declaração pública relacionada ao candidato Jair Bolsonaro. Nem aprovando, nem desaprovando e muito menos prometendo largar tudo.

Resumindo: uma vez que a tal história só está circulando no Facebook e não encontramos a declaração de Galvão Bueno em lugar algum, podemos atestar que a história que aponta que ele prometeu largar a carreira e o país se Bolsonaro ganhar é falsa. Não adianta nortear o seu voto (seja para qual lado for) só com base nessa informação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.