Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Senado não precisar “aprovar” criação de pedidos de impeachment e enquete não é de site confiável

Senado não precisar “aprovar” criação de pedidos de impeachment e enquete não é de site confiável

Senado aprovou pedido de impeachment de Lula e abriu enquete, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Senado aprovou pedido de impeachment e abriu enquete para saber se Lula deve sair da Presidência.

  Análise

Nos últimos dias, uma mensagem tem circulado com força no WhatsApp. Ela aponta para uma “aprovação” por parte do Senado do pedido de impeachment contra Lula, que o pedido já teria 60 votos na Casa e que havia sido aberto uma enquete oficial.

A mensagem no WhatsApp, que tem um link de um site “.club”, tem o seguinte teor: “Enquete: Senado aprovou e Pedido de impeachment é protocolado e Lula ja tem 60 votos! Vote”. O título dá impressão que o impeachment, dada a aprovação e o número de votos, seria algo iminente.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

No site, há a repetição da informação e um “placar parcial”, que (estranhamente) mostra mais de 14 milhões de votos para o sim e para o não e um “exato” empate de 50%. A pergunta é direta: “Você é a favor ou contra o Impeachment? A FAVOR SOU CONTRA”.

Ao votar, há um pedido de compartilhamento que diz “Os votos são atualizado de 4 em 4 horas, Para garantirmos uma votação real e sem manipulação, compartilhe com 5 amigos para provar que você não é um robô! COMPARTILHAR WHATSAPP COMPARTILHAR FACEBOOK COMPARTILHAR TELEGRAM COMPARTILHAR TWITTER Compartilhe até completar a barrinha abaixo”.

O modus operandi utilizado na mensagem (que tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis) já denota que se trata de um golpe.

Normalmente, temas polêmicos acabaram sendo utilizados como isca para golpes que visam roubar dados. Isso ocorreu, por exemplo, em supostos pedidos de impeachment para Alexandre de Moraes e Bolsonaro.

Na parte da checagem do texto, vamos responder às seguintes questões: 1) O Senado precisa aprovar que pedidos de impeachment sejam feitos? 2) É verdade que o Senado já tem 60 votos pelo impeachment de Lula? 3) O site que hospeda a enquete é confiável e os números estão corretos?

Checagem

O Senado precisa aprovar que pedidos de impeachment sejam feitos?

A mensagem já começa sendo enganosa desta forma. Qualquer pessoa pode protocolar um pedido de impeachment no Congresso. Não é preciso que o Senado (ou a Câmara) aprove o pedido para que ele seja protocola. O “aceite” se dá quando se abre se abre uma comissão e se abre, de fato, o processo de impeachment. Isto não ocorreu.

É verdade que o Senado já tem 60 votos pelo impeachment de Lula?

Não é verdade. Primeiro porque não há processo de impeachment aberto contra Lula. Segundo porque o governo tem uma base aliada de mais de 60 senadores (ao todo são 81) na Casa Legislativa. É improvável que haja 60 votos no momento para o impeachment dele.

O site que hospeda a enquete é confiável e os números estão corretos?

Não é. Pelas características da página, estamos diante de um site de phishing. A página cria situações falsas para roubar dados de internautas e/ou ganhar dinheiro com a publicidade na página. Quanto aos números, podemos cravar que estão fraudados. Todas as vezes que entramos no site, o “empate de 14 milhões” continuava no ar.

Conclusão

Golpe ⚠️

Além de a situação atual não estar desenhada para um impeachment de Lula, o site que está espalhando a informação falsa não é confiável e tem características de sites que costumam roubar dados. Não caia nessa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm