Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rui Costa determinou aquartelamento de policiais militares na Bahia no dia das eleições 2022 #boato

Rui Costa determinou aquartelamento de policiais militares na Bahia no dia das eleições 2022 #boato

Rui Costa determinou aquartelamento de policiais militares na Bahia no dia das eleições 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para evitar que policiais militares votem em Bolsonaro, o governador da Bahia Rui Costa determinou o aquartelamento no dia 2 de outubro de 2022, dia da votação, das 7h às 19h.

Está bem claro que o volume das fake news cresceu muito nos últimos dias. A mais nova história que aponta para algo extraordinário que estaria programado para o dia da votação nas eleições de 2 de outubro de 2022.

De acordo com o depoimento de uma pessoa em um site bolsonarista, o governador da Bahia, Rui Costa, teria resolvido aquartelar todos os policiais militares do estado entre as 7h e 19h do dia da votação.

Mensagens que acompanham o próprio vídeo apontam que a intenção de Rui Costa seria diminuir o número de votos para Jair Bolsonaro e candidatos de direita. A afirmação se baseia na tese de que “policiais militares da Bahia” votariam em massa em Bolsonaro. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Rui Costa determina aquartelamento de todos os PMs/BA no dia 02/10, das 7h às 19h para que os policiais não tenham o direito de votar Versão 2: Rui Costa, pior governador da Bahia/PT decretou o aquartelamento dos policiais no dia 02/10, sem escalas, para impedir que votem, pois sabe que 99% votam em Bolsonaro. Fora PT Versão 3: Petista Rui Costa parte pro encarceramento de todos os policiais da Bahia no dia da eleição de 7 da manhã às 7 da noite, bateu desespero no ditador.

Rui Costa determinou aquartelamento de policiais militares na Bahia no dia das eleições 2022?

É claro que o vídeo e a história iriam se espalhar com todas as forças na internet e deixar muita gente revoltada com o governador Rui Costa. Porém, a informação que aponta para aquartelamento de policiais militares na Bahia é falsa.

O texto que circula online tem algumas das principais características de fake news (é alarmista, tem erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprove a tese em questão), o que já nos deixa desconfiados.

Para além disso, fake news sobre o assunto “eleições e perseguições” são uma constante na internet. De “QR nos títulos” a “urnas com votos para Lula”, o que não falta é fake news sobre o assunto.

Por isso, fomos buscar pela história em fontes confiáveis. Logo descobrimos que a informação em questão não procede. Não há nada sobre “determinação de aquartelamento” de policiais por parte de Rui Costa. Ao contrário, por meio das redes sociais, a corporação desmentiu a informação. Leia:

NOTA DE ESCLARECIMENTO | A Polícia Militar da Bahia esclarece que é inverídica a informação de aquartelamento da tropa no pleito eleitoral de 2022. A corporação ressalta que o efetivo policial militar escalado para trabalhar no domingo (2/10) vai exercer o direito de voto, bem como garantir a segurança da população durante o exercício da cidadania no sufrágio universal.

Resumindo: não é verdade a informação que aponta que a PM da Bahia vai ser aquartelada no dia da votação de 2 de outubro. Quando a história viralizou, a própria corporação desmentiu a fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso