Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ronaldo Caiado apanha de população revoltada com fechamento do comércio em Goiás #boato

Ronaldo Caiado apanha de população revoltada com fechamento do comércio em Goiás #boato

Ronaldo Caiado apanhou de população revoltada com fechamento do comércio em Goiás, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é flagrado apanhando de moradores de Goiânia revoltados com o fechamento do comércio no estado. 

Desde que Ronaldo Caiado anunciou seu rompimento com o presidente Jair Bolsonaro, após o presidente defender o fim do isolamento social por conta de um colapso na economia, o governador de Goiás não anda tendo uma vida fácil. Caiado, que além de governador também é médico, chegou a dizer que Bolsonaro não entendia “nada de saúde” e começou a ser perseguido nas redes sociais por meio de fake news.

E parece que as coisas não mudaram muito nesta semana. Uma história envolvendo o governador Ronaldo Caiado ganhou notabilidade nas redes sociais. De acordo com as imagens que acompanham a publicação, Caiado teria sido agredido por moradores de Goiânia após visitar a região comercial da cidade e exigir que as lojas em funcionamento fossem fechadas. Confira:

Versão 1: “*Caiado apanha em frente ao Palácio. Manda surrar o fotógrafo que tirou as fotos, mas o fotógrafo já as tinha enviado pelo whatsapp para outro jornalista.*”. Versão 2: “Recebi e estou repassando. O “brabão de Goiás” apanhou agora há pouco. O Governador Ronaldo Caiado apanha em Goiânia quando esteve na região comercial proibindo as lojas de funcionar. Isso é o que o Povo já deveria ter feito há muito com Políticos, STF, Governadores e Prefeitos. Eles estão nos matando aos poucos e ninguém faz nada. Acorda Povo!!!!”.

Ronaldo Caiado apanhou de população revoltada com fechamento do comércio em Goiás?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história viralizou nas redes sociais, em especial, entre pessoas contrárias ao fechamento do comércio por conta da pandemia da Covid-19. Mas será que o governador Ronaldo Caiado realmente foi agredido por moradores revoltados pelo fechamento do comércio, em Goiânia? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Uma simples leitura na publicação é suficiente para deixar uma pulga atrás da orelha. A mensagem apresenta as principais características de boatos online, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, desde o início da pandemia da Covid-19, diversas fake news sobre governadores brasileiros começaram a circular na internet (especialmente, aqueles que se posicionaram contra o presidente Bolsonaro). A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que o próprio Ronaldo Caiado teria sido cercado pelo povo, em Goiás, após romper com o presidente. Também a que indicava que um assessor do governador do Ceará, Camilo Santana, teria pedido para que uma emissora de TV atacasse Bolsonaro e, por fim, a que apontava que o governador de São Paulo João Doria teria obrigado o Samu a notificar mortes por outras doenças como se fossem por coronavírus.

Resolvemos, então, buscar por mais informações sobre o incidente. Caso a história fosse real, certamente teria sido noticiada pela imprensa. Porém, não encontramos nada. Ao buscar pela origem das fotos, descobrimos toda a verdade por trás da imagem. O Jornal Opção atestou que as fotos não mostram o governador Ronaldo Caiado.

Na verdade, as imagens foram registradas pelo fotojornalista Gustavo Vara. Em entrevista ao jornal, ele disse que as fotos são de 2013 e foram feitas em uma praça, em Pelotas (RS). Gustavo destacou que fotografava um ensaio quando uma briga de rua chamou sua atenção. Ele registrou o momento e as fotos chegaram a ser usadas para ilustrar uma matéria sobre o fato curioso.

Em resumo: a história que diz que o governador Ronaldo Caiado foi agredido por moradores de Goiânia é falsa! As fotos usadas na publicação não tem nada a ver com a suposta história. Na realidade, as imagens foram feitas pelo fotojornalista Gustavo Vara, em 2013, em uma praça em Pelotas (RS). O registro mostra uma briga de rua por causa de um jogo de damas. Ou seja, a história é apenas boato! Não compartilhe e permaneça em casa (se possível)!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f