Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Revista Time vai processar Bolsonaro por uso indevido de imagem #boato

Revista Time vai processar Bolsonaro por uso indevido de imagem #boato

Revista Time vai processar Bolsonaro por uso indevido de imagem, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A revista Time anunciou que vai entrar com um processo contra Jair Bolsonaro. O motivo seriam imagens falsas de capas em que o presidente do Brasil aparece como Pessoa do Ano.

Na semana passada, mais um factoide tomou conta das redes sociais. Após Bolsonaro ficar em primeiro lugar em uma enquete promovida pela revista norte-americana Time, muita gente começou a falar, de forma errada, que ele havia ganho o prêmio de Person Of The Year (Pessoas do Ano).

A semana passou, descobrimos que o vencedor (de verdade) é Elon Musk e mais uma história sobre a revista começou a circular por aí. De acordo com um texto que começou a se espalhar em grupos de pessoas que não são simpáticas ao presidente brasileiro, a revista Time teria anunciado que iria processar o presidente do Brasil. Leia o texto que circula online, principalmente no WhatsApp:

*REVISTA TIME VAI PROCESSAR BOLSONARO.*Advogados da Time anunciaram que vão entrar com uma queixa no Tribunal Federal de Washington contra o Presidente Jair Bolsonaro por usurpação da imagem da revista._

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

*Imagens falsas em que o presidente brasileiro aparece como supostamente eleito _personality of the year_ irritaram os editores, que informaram Bolsonaro foi definitivamente excluído de qualquer escolha.*

Revista Time vai processar Bolsonaro por uso indevido de imagem?

A história se espalhou com muita força por aí. Só que, para a tristeza de quem não nutre simpatia pelo presidente do Brasil, não é verdade que a revista Time anunciou que vai processar Jair Bolsonaro por causa de montagens com a capa da publicação.

As mensagens, por si só, já nos fazem ficar mais do que desconfiados. Além de terem características de fake news como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis, os textos escorregam em alguns detalhes básicos.

O primeiro deles está em algo elementar na nossa Constituição. Como brasileiro, Bolsonaro não pode ser julgado no exterior por uma acusação de algo feito no Brasil (a internet é um ambiente virtual, mas o crime teria ocorrido por aqui).

Se a Time quisesse processar Bolsonaro, teria que arranjar um advogado no Brasil e abrir um processo por aqui. Seria algo muito trabalhoso, não? Vale apontar que não foi Bolsonaro que fez a montagem. Isso é obra de algum “fã” do presidente.

Além disso, a mensagem erra até no nome do prêmio em questão. O prêmio tem o nome de Person of the Year e não Personality of the Year. Não dá para levar fé em uma mensagem com erros tão crassos.

Ao buscar sobre qualquer informação em relação ao processo da Time contra Bolsonaro por conta da tal montagem na capa da revista, nada encontramos além da mensagem que está circulando por aí. Aliás, outro detalhe derruba de vez qualquer hipótese de processo.

Como apontamos no texto que desmentia que Bolsonaro havia sido escolhido como a pessoa do ano da Time, não é de hoje que fake news envolvendo o presidente brasileiro e a revista circulam por aí. Fake news que relacionam Bolsonaro e o prêmio, inclusive com montagens da capa da revista, estão na web, no mínimo desde 2018 (inclusive com montagens falsas de capa). Ou seja: se a Time quisesse processar, já teria feito isso faz tempo.

Resumindo: é falsa a história que aponta que a revista Time vai processar Bolsonaro por conta de montagens em capas da revista. Trata-se de uma fake news sem lógica, lastro na verdade e que “brotou” em redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso