Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro foi escolhido como Personalidade do Ano da revista Time #boato

Bolsonaro foi escolhido como Personalidade do Ano da revista Time #boato

Bolsonaro foi escolhido como Personalidade do Ano peola revista Time, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A revista Time acabou de escolher o presidente do Brasil Jair Bolsonaro como a Personalidade do Ano de 2021.

Com o final do ano chegando, vários prêmios, retrospectivas e afins também chegam. E, de acordo com muitas mensagens, o presidente do Brasil Jair Bolsonaro acabou sendo escolhido para um dos prêmios mais cobiçados até o momento: o de Personalidade do Ano pela revista norte-americana Time.

De acordo com textos que estão circulando online, a revista norte-americana escolheu o presidente brasileiro como Personalidade do Ano, título que é dado deste 1927. “Bolsonaro é eleito a Personalidade do Ano de 2021 da revista Time”, diz um dos conteúdos. “Urgente: Bolsonaro é eleito personalidade do ano 2021 pela revista norte-americana Time”, dizia outro.

Bolsonaro foi escolhido como Personalidade do Ano da revista Time?

Não é de hoje que o nome de Bolsonaro e o da revista Time se juntam em uma informação errada desmentida pelo Boatos.org. E assim como em outros casos, o que há é uma confusão entre uma enquete que a Time promove e o prêmio, de fato, de Personalidade do Ano.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Desde 2018 (com exceção do ano passado), o nome de Bolsonaro é incluído em uma enquete promovida pela revista e aberta para todas as pessoas que acessarem o site da publicação. Trata-se de uma enquete para saber quem é a pessoa gostaria de que fosse personalidade do ano.

Isso é diferente do prêmio Personalidade do Ano em si. Esse é escolhido por editores da revista e nem sempre reflete a enquete promovida por leitores.

Tanto em 2018 como em 2019, o Boatos.org teve que desmentir informações erradas que confundiam a enquete da Time com o prêmio Personalidade do Ano em si (na ocasião, o boato apontava que Bolsonaro estaria concorrendo e prestes a ganhar o prêmio).

Em 2021, como aponta a própria revista Time, Bolsonaro venceu essa votação popular (graças a mobilização de simpatizantes em redes sociais). Isso não significa, nem de longe, como apontam algumas matérias que o Bolsonaro ganhou o prêmio de Personalidade do Ano. O que ele venceu foi uma enquete.

Vale apontar que o resultado da enquete não costuma ter muita influência na escolha da Time de Personalidade do Ano. Em 2020, os escolhidos da enquete foram os “trabalhadores essenciais”. Já os premiados pela revista foram Joe Biden e Kamala Harris. Em 2019, a escolha popular foi dos “manifestantes de Hong Kong”. Já o prêmio foi para Greta Thunberg. Em 2018, Donald Trump ganhou no voto popular, mas o prêmio foi para “os guardiões jornalistas”.

Resumindo: é fato que Bolsonaro ganhou uma enquete da revista Time. Porém, não é verdade que ele ganhou o prêmio de Personalidade do Ano pela publicação. O tradicional prêmio da revista ainda será anunciado e o histórico mostra que as chances de Bolsonaro não são lá muito grandes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: