Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Revista Time elege Bolsonaro como o “idiota do ano” #boato

Revista Time elege Bolsonaro como o “idiota do ano” #boato

Revista Time elege Bolsonaro como o “idiota do ano”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi escolhido como o “idiota do ano” (idiot of the year) pela revista norte-americana Time e foi capa da publicação.

É fato que o ano de 2020, que está prestes a acabar, não tem sido fácil para os brasileiros. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso sabe que não estaríamos em situação tão ruim se o governo federal tivesse agido de forma mais sensata. E, de acordo com uma imagem que está viralizando na internet, a revista norte-americana Time teria reconhecido isso.

Imagens mostram que a Time escolheu Bolsonaro como o “idiota do ano” (Idiot of the year). A imagem é acompanhada, em alguns casos, de mensagens críticas ao presidente da república. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja a imagem:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Não tinha como ser diferente!! Parabéns aos que o ajudaram nessa conquista do IDIOTA DO ANO! Versão 2: O idiota do ano, é o prêmio dado pela Time ao seu presidente. Não me julguem eu não votei nele! #semprefuisensato #nuncacagueinasurnas Versão 3: “Idiota do ano”. Meus parabéns!! Merecido.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Revista Time elegeu Bolsonaro como o “idiota do ano”?

As imagens circularam muito em redes sociais e fizeram sucesso por aí. Porém (e apesar dos esforços de muitos), a Time não deu nenhum título de “idiota” a Bolsonaro (e nem a ninguém). Na realidade, trata-se de uma notícia falsa que já foi desmentida em 2019. Como o que falamos na época vale para hoje, relembre o que escrevemos:

De cara, a mensagem nos causa desconfianças. Os motivos são dois: o primeiro está no histórico de capas falsas que circulam em redes sociais. Além da capa de Bolsonaro como personalidade do ano, já desmentimos capas falsas da Veja, da Charlie Hebdo (várias), da The Economist e de tantas outras revistas.

O segundo motivo está na ausência da repercussão do “título” de Bolsonaro. Só para comparar: em 2018, Bolsonaro foi, de fato, chamado “idiota de ouro” por um programa da TV francesa. Isso gerou uma grande repercussão por aqui. Com isso, seria de se supor que um “título” dado pela Time daria uma repercussão imensa no Brasil. Não foi o que vimos.

Para terminar, resolvemos verificar qualquer menção a Bolsonaro como o “o idiota do ano” pela Time e, como imaginávamos, nada encontramos. A última notícia que temos sobre o presidente do Brasil foi sobre a “treta com Greta”. Vale dizer que a Time não dá o “título de idiota do ano” para ninguém.

Resumindo: não é verdade que o presidente Jair Bolsonaro foi escolhido como o “idiota do ano” pela revista Time. Na realidade, o “título” já foi fruto de uma fake news desmentida em 2019 que voltou a circular em 2020.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: