Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Charlie Hebdo critica, em sua capa, decisão do STF que soltou Lula da prisão #boato

Charlie Hebdo critica, em sua capa, decisão do STF que soltou Lula da prisão #boato

Charlie Hebdo critica, em sua capa, decisão do STF que soltou Lula da prisão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em sua capa, o jornal francês Charlie Hebdo publicou uma charge criticando a decisão do STF sobre prisão em segunda instância. De acordo com a publicação, o STF estima que Lula é um santo.

A soltura do ex-presidente Lula tem acarretado em diversas notícias falsas por aí. Algumas delas, inclusive, estão sendo, por assim dizer, recicladas para voltarem a circular. Uma delas fala do jornal francês Charlie Hebdo.

De acordo com um texto e uma charge que viralizam online, a publicação se manifestou contrária à decisão do STF que resultou na soltura do ex-presidente Lula.

Junto com uma charge de Lula em um espécie de Santa Ceia, há a mensagem “Suprema corte do Brasil estima que Lula é um santo”. Leia a mensagem que circula online:

O jornal francês Charlie Hebdo ironiza sem dó essa vergonhosa atuação do STF em favor do patife-mor Lula da Silva. A manchete é ferina: Corte Suprema do Brasil estima que Lula é um santo E sapeca uma fotomontagem onde O presidiário aparece como um jesus sem qualquer santidade numa santa ceia sem fé.

Charlie Hebdo critica, em sua capa, decisão do STF que soltou Lula da prisão?

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

Muita gente compartilhou essa e outra charge (que mostra a justiça como “prostituta de Lula” e desmentida aqui). Pois bem, ambas as charges não são do Charlie Hebdo. Vamos aos fatos.

Na realidade, essa é a segunda vez que temos que desmentir a autoria da charge em questão. Como o desmentido que fizemos vale para agora, relembre o que foi dito:

Quando nos deparamos com essa história de Charlie Hebdo e Brasil, já ficamos (muito) desconfiados. Além de as mensagens terem algumas das principais características de boatos online (vagas, alarmistas, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), esse tipo de fake news (Charlie Hebdo esculacha o Brasil) já é batida. Além do texto desmentido na semana passada sobre Crusoé e STF, já desmentimos capas falsas que falavam sobre a revista falando de artistas brasileiros, da ex-presidente Dilma Rousseff, do senador Renan Calheiros e do ex-presidente Lula.

Já sabendo dos “antecedentes” desse tipo de história, fomos atrás de mais detalhes. A primeira coisa que descobrimos que a última capa da Charlie Hebdo não é sobre o STF ou Lula. A capa da edição da última semana é uma sátira com o presidente da França Emmanuel Macron e as reformas do país.

Ao buscar por mais detalhes, chegamos à conclusão que desconfiávamos. A capa com STF, Lula e Santa Ceia é uma montagem em cima de uma capa de dezembro de 2010 que faz uma sátira do nascimento de Jesus Cristo (e que gerou muita polêmica).

É importante destacar que assuntos que envolvem a política brasileira (Lula, STF etc), por mais que sejam muito importantes para os brasileiros, não têm muito peso internacional e dificilmente estampariam uma capa de uma grande revista em outro país.

Resumindo: a história que aponta que a revista francesa Charlie Hebdo publicou uma charge criticando a decisão do STF sobre a prisão em segunda instância e a soltura de Lula é falsa. Não passa de mais um boato que circula online relacionado ao assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2OsV71C