Regina Duarte responde a críticas feitas por Zélia Duncan em vídeo #boato

Boato – Regina Duarte respondeu a críticas feitas por Zélia Duncan em um vídeo em que a cantora diz ter se sentido “traída” pela atriz que assumirá cargo na Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro. “Vocês são mais fascistas”, disse Regina.

Após a atriz Regina Duarte anunciar nessa quarta-feira (29) que aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir o cargo na Secretaria de Cultura, a classe artística do país se mostrou dividida com a decisão. E, em meio às críticas nas redes sociais de figuras conhecidas na mídia para o “sim” de Regina, um vídeo publicado no Instagram pela cantora Zélia Duncan chamou a atenção dos internautas e viralizou na web.

No vídeo, Zélia relembra a personagem Malu Mulher, interpretada por Regina Duarte em uma série da Rede Globo no final dos anos 70, para dizer que sentiu “traída” pelo fato de a atriz ter aceitado o convite para comandar a pasta. Para quem não se recorda sobre o contexto da trama (ou nem era nascido), Malu Mulher era uma série que retratava o cotidiano da mulher brasileira na década setentista, a partir da personagem Malu (Maria Lúcia Fonseca), que era uma socióloga paulista, divorciada e mãe de uma menina de 12 anos.

“Uma mulher de luta, uma mulher que sabe como é difícil ser mulher. A Malu não pode nos trair. E foi esse o sentimento que eu tive”, disse a cantora. Mas, de acordo com uma publicação que está circulando o Facebook, a atriz Regina Duarte teria respondido às críticas de Zélia Duncan à altura (e com um longo texto, diga-se de passagem), referindo-se a “um grupo de mulheres que quer impor que todas pensem da mesma forma” e que “são mais fascistas do que os que estão julgando como tal”.

Na suposta resposta, a atriz ainda teria dito que era, de fato, uma “Malu Mulher, nascida nos anos 60, separada e com uma filha mulher” e que sua “maior dificuldade teria sido criar sua filha no caos que a liberdade exagerada e o feminismo desenfreado geraram”. “Talvez, esteja apenas resgatando alguns valores que vocês lutam contra”, completou. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

REGINA DUARTE: responde à Zélia Duncan, que tentou lacrar (sem sucesso)em cima dela. “Sigo discordando por mais que eu tente olhar tudo com outros olhos e, Zélia, me desculpe, mas vou discordar também de você e das amigas que compartilharam com adoração as suas palavras.

Me parece que agora um grupo de mulheres quer impor que todas pensemos da mesma forma. E se não pensamos, não somos dignas. Se não concordamos com todo o feminismo como um pacote de leis, não merecemos respeito! Se apoiamos o governo que vocês não apoiam, somos idiotas! Se não enxergamos tudo, tudinho como vocês, somos machistas. Me parece que VOCÊS são mais FASCISTAS do que os que estão julgando como tal. Acordem porque tem uma galera torcendo que eu resgate as verdadeiras Malus Mulheres!

Zélia, eu sou uma MALU MULHER…Nascida nos anos 60, separada, com filha mulher… e lhe digo que minha maior dificuldade foi criar minha filha neste CAOS que a liberdade exagerada e o feminismo desenfreado geraram. Nesse mundo onde filhos são amiguinhos que devem correr soltos desde muito novos, desrespeitando professores, pais e autoridades. Onde meninas fazem xixi e trepam nas ruas e ficam com 10 numa mesma noite…Grande conquista esta!!! […]

A classe artística precisa urgentemente olhar para o público e admitir que a MAIORIA já não mais os aplaude..Muitos cansaram desta visão única e hipoteticamente superior da de vocês! Queremos DIVERSIDADE ampla e não engolir tudo que vocês fazem como se a Arte precisasse ser sempre impactante, chocante e unilateral. Queremos também LEVEZA, beleza, valores! Valores de RESPEITO não apenas pelas minorias, mas tbem pela MAIORIA !

Façam a reflexão que tanto exigem dos “indignos” da sua Arte! E parem de achar que quem não concorda com vocês é patético. Vocês gritam por diversidade, mas são os que mais julgam quem pensa diferente! Parem de criticar a Regina Duarte que aceitou uma responsabilidade enorme e a ajudem a construir um país onde a pior desigualdade ainda impera! Onde o povo não tem acesso à Saúde, Educação de base, saneamento, moradia e SEQUER pode sonhar com uma ida ao cinema ou ao teatro!

SAIAM do pedestal e olhem de igual para igual para este povo que é na maioria religioso e que presa acima de tudo por DEUS e segue regras consideradas por vocês arcaicas. ACORDEM porque a fé é tudo que a maioria desse nosso povo tem! Mais respeito pelos que não podem viver como vocês no mundo da magia da Arte! SAIAM dos palcos e se MISTUREM ao público! (Regina Duarte) PS.: Ufa, até que enfim uma artista que me representa

Regina Duarte respondeu a críticas feitas por Zélia Duncan em vídeo?

Obviamente, o “arranca rabo” que teria ocorrido deu o que falar nas redes sociais e a história viralizou rapidamente. Mas será mesmo que Regina Duarte respondeu à críticas feitas por Zélia Duncan em vídeo? A resposta é não! E nós te contamos o porquê a seguir.

Para começar, a mensagem da publicação com a suposta resposta da atriz carrega todas as características de fake news: é vaga, alarmista, possui erros de português e, ainda, não cita nenhuma fonte confiável que possa comprovar o que Regina disse.

Em segundo lugar, não é de hoje que vemos textos atribuídos falsamente a famosos na internet. Inclusive, alguns deles nós já até desmentimos aqui no Boatos.org, como você deve se lembrar do falso texto que Arnaldo Jabor teria escrito sobre os gaúchos e o Rio Grande do Sul; do texto “Atire no 1º turno”, que o jornalista Diogo Mainardi, na verdade, não escreveu pedindo votos para Bolsonaro nas eleições; e, também, do suposto texto que Sérgio Reis escreveu sobre a Ditadura (esse é um “clássico”).

Além disso, ao buscarmos sobre a tal resposta de Regina Duarte à cantora Zélia Duncan, nada encontramos nada na mídia. Ora, visto a repercussão que o vídeo de Zélia ganhou, era de se esperar que tivessem muitas notícias nos principais veículos de comunicação do país, certo?

Também procuramos nos canais oficiais e nada de resposta da atriz, nem mesmo em seu perfil no Instagram. Temos que concordar que é impossível que, se fosse verdade toda essa história, seria impossível a “resposta” ter saído apenas em textos em páginas de redes sociais que nem são das duas artistas.

E, por fim, ao buscarmos pelo texto publicado como resposta de Regina Duarte, descobrimos que, na verdade, ele circulou com outro crédito (em nome de Marte Sertã de Paula) antes de ser atribuído à atriz e futura secretária de Cultura.

Resumindo: Regina Duarte não respondeu às críticas de Zélia Duncan em vídeo. Não há registros de nenhuma resposta nos canais oficiais das duas artistas e tampouco notícias sobre o assunto em fontes confiáveis. Além disso, o texto chegou a ser atribuído à outra pessoa anteriormente.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2GFiHVj
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)