Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Reis escreve texto sobre a Ditadura #boato

Sérgio Reis escreve texto sobre a Ditadura #boato

Boato – Em carta publicada no Diário de São Paulo, Sérgio Reis diz que se arrepende de lutar contra ditadura.

Volta e meia, alguns textos (interessantes ou não) de autoria desconhecida viralizam na internet. E, como diz o ditado “quem conta um ponto aumenta um ponto”, sempre que isso acontece várias versões ou autores começam a surgir na web.

Aqui no Boatos.org já desmentimos vários deles. Já surgiram textos atribuídos à Miriam Leitão, Roger Moreira, Marcelo Madureira e até ao juiz Sérgio Moro. Agora o mais novo texto (ou não) é o do Sérgio Reis.

Segundo mensagem que circula online, o cantor e compositor Sérgio Reis foi combatente da Ditadura Militar, mas se arrependeu. Leia o que diz o texto:

Confira o desmentido em vídeo

”Lutei contra a ditadura, sim! Tomei borrachadas, engoli gaz lacrimogênio, corri da cavalaria na Av. São João em direção à Praça Antonio Prado e à Praça da Sé. Participei das perigosas assembléias dos sindicatos, onde milicos escondidos na massa guardavam na memória o rosto dos mais exaltados. Arrisquei o emprego, pichei muro com o slogan “Abaixo a Ditadura”. Distribui panfletos. Morri de medo. Chorei quando anunciaram a devolução do poder ao povo: eu e mais alguns milhões.

[…] Hoje, vendo pessoas morrendo em filas de hospitais, bandidos matando por R$ 10, pessoas andando feito zumbi nas ruas por causa das drogas, adolescentes que não sabem quanto é 6 x 8, meninas de 14 anos parindo filhos sem pais, toda a classe política desse país desfilando uma incompetência absurda, o nosso país sendo ridicularizado por tantos escândalos… Eu peço perdão ao Brasil pela porcaria que fiz… Deveria ter ficado em casa.”

Eu só gostaria de saber qual a justificativa para o fato de o bolsa família, onde ninguém trabalha, ter o dobro do aumento dos aposentados que trabalharam a vida toda. SOMOS mais de trinta milhões de aposentados! Não podemos admitir que distribuam o nosso dinheiro a quem nunca trabalhou 35 anos na vida (esta é a lei).

[…] Será que o problema do Brasil são os aposentados? publique!!!  Se você repassar para somente 2 amigos nas primeiras horas, em 28 horas toda a população brasileira de aposentados vai tomar conhecimento deste ABSURDO. Não deixe de repassar, ao menos a 2 amigos; é o suficiente para gerar esta progressão dos números

Sérgio Reis escreveu texto sobre a Ditadura?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Se depois de ler, você teve aquela sensação de “te conheço de algum lugar, mas não sei de onde” você não está errado. O texto já foi atribuído a outras personalidades do mundo dos famosos. Vamos aos fatos.

Como já mencionamos, a mensagem é uma típica invenção dos anônimos que escolhem algum famoso para “dar a cara a tapa” e fazer a publicação viralizar. Afinal, em uma corrente assinada pelo seu ídolo o compartilhe acaba tendo bem mais peso.

Antes de ele ser atribuído ao Sérgio Reis, o texto foi colocado como de Miriam Leitão, mas a própria jornalista desmentiu a história em sua página no Facebook e foi categórica: “quero deixar claro que, ao contrário do que diz o texto falso a mim atribuído, eu nunca me arrependi de ter lutado contra a ditadura. Permanece sendo um orgulho”.

Depois o texto foi parar na boca do Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, que também desmentiu a história. Pois bem, ao ser desmentido aqui, o dono do texto se pronunciou. Confira:

Olá ! Recebi um WathsApp onde creditavam á jornalista Miriam Leitão, um texto escrito por mim e publicado no dia 28/05/2013 no Jornal Diário de São Paulo, na coluna ” Diário do Leitor”. Pesquisando na internet cheguei até este blog onde Míriam esclarece não ser o texto de sua autoria( 03/03/2016), atitude esta, que não poderia ser diferente vindo da consagrada jornalista. Só estou me reportando, porque ao final da matéria, é dito que a pessoa responsável se retratou. Sendo EU o autor do texto, quero que saibam que tomei conhecimento do acontecido agora, 4 meses após a postagem da matéria e gostaria de saber QUEM se retratou… Desde já me coloco á disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos. Um abraço Rogério Moreira

Dito isso, saiba que quem escreveu o texto no Diário de São Paulo foi o Rogério Moreira, que depois alguém mudou para Roger Moreira e para Miriam Leitão e, agora, para Sérgio Reis.

Mas ainda tem o bônus da aposentadoria, que até poderíamos considerar como verdadeira, se os valores não estivessem desatualizados. Se você tem dúvida, basta conferir aqui.

Resumindo: o texto não pertence a Sérgio Reis. Ou seja, a história de que Sérgio Reis escreveu texto sobre a Ditadura é #boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 9-9331-6821.

Atualização em 15/02/2017: o deputado federal e cantor Sérgio Reis, por meio da assessoria de comunicação, reiterou que não escreveu texto algum sobre Ditadura ou Previdência para o Diário de S.Paulo. Leia:

Venho por meio deste esclarecer que os textos atribuídos ao deputado federal SÉRGIO REIS (PRB-SP), supostamente publicados no jornal Diário de São Paulo falando sobre Ditadura e Previdência, não passam de UMA GRANDE FARSA. Sendo assim, solicitamos a gentileza de publicarem esta informação no site Boatos.org, para que, assim, seus seguidores e todos os brasileiros saibam a verdade e não sejam mais enganados por uma história tosca como essa. Desde já agradecemos.
Marcações: