Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Quartel do Exército foi pintado de vermelho pelo governo Lula #boato

Quartel do Exército foi pintado de vermelho pelo governo Lula #boato

Quartel do Exército foi pintado de vermelho pelo governo Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Está aí a prova do comunismo no Brasil. O quartel do Exército em Mato Grosso do Sul foi pintado de vermelho pelo governo Lula. Ele tinha cor verde-oliva.

Não é de hoje que uma das estratégias políticas contra a eleição do atual governo foi clamar pela questão da “ditadura comunista”. Apesar de o discurso ter saído dos “trends”, ainda temos visto algumas fake news pontuais sobre o assunto.

A de hoje aponta para um vídeo no qual um homem “denuncia” que um quartel do Exército foi pintado da cor vermelha e que antes era verde-oliva. Leia a mensagem que circula online e a transcrição do vídeo em questão:

Versão 1: Simbologia explica??? Quartel do @exercitooficial pintado de vermelho – e não de verde oliva??? Será que é para virar Corpo de Bombeiros? Ou faz parte do novo estilo de não lembrar 31 de março de 1964??? É o Efeito Melância??? Ou uma adesão aos donos do poder no @planalto ???

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Bom dia pessoal, hoje dia trinta do três de dois mil e e vinte e três estou aqui no Mato Grosso do Sul em Mundo Novo aqui perto da divisa com com o Paraná e me deparei com essa situação aqui. Dei uma olhada o seguinte olha pintaram aqui ó uma base do exército ó lá no fundo lá ó. Vou puxar um pouco mais pra vocês terem uma ideia. Toda ela pintada de vermelho.

Eu sempre passava aqui essa base do exército sempre foi verde oliva tá? Tinha as cores de verde. Ali ó é uma torre e tudo pintado de vermelho ó. O vermelho mais bem vermelho mesmo. Dê uma olhada. Vê se tem lógica uma coisa dessa. Né? Olha aqui oh Exército Brasileiro e lá ao fundo oh o vermelhão lá na base da gente. Beleza? Então fica o registro aí Já está começando a mudar, viu

Quartel do Exército foi pintado de vermelho pelo governo Lula?

Não ia demorar para a história gerar um alarde imenso em redes sociais e suscitar protestos entre pessoas que não nutrem simpatia ao governo Lula. Só um detalhe: a tese que está circulando é falsa.

O histórico de fake news desta natureza já nos deixa muito preocupados da veracidade da informação. Não é de hoje que informações falsas tentando relacionar ações com o “comunismo” circulam na internet. Desmentimos, por exemplo, que Lula confirmou a criação de um “exército vermelho”, que mudou a bandeira do Brasil para colocar o vermelho e que a bandeira da China tomou conta de uma cidade.

Ao buscar pelo assunto, não demorou para descobrirmos alguns pontos. O primeiro é que o local em questão é relativo ao batalhão de cavalaria da cidade de Mundo Novo. O segundo é que (como mostra esta publicação) o local já tinha as cores vermelhas antes de 2023.

Terceiro, descobrimos que, na realidade, o vermelho e branco são as cores oficiais da cavalaria do Exército Brasileiro. Quarto, a Agência Lupa (site de checagem) desmentiu a informação e também apontou que não houve qualquer mudança de cores no local.

É importante citar que esta retórica de que o Brasil com Lula (seja para o bem ou para o mal) virou comunista não cola. Além de o comunismo ter acabado há mais de 30 anos, não há clima político para qualquer grupo político sair “tratorando” uma ideologia.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Exército Brasileiro resolveu, agora com Lula, pintar os batalhões do Exército de vermelho. O local que foi filmado é, por tradição, pintado desta cor e não teve qualquer alteração no atual governo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: