Boato – Está aí a prova do comunismo no Brasil. O quartel do Exército em Mato Grosso do Sul foi pintado de vermelho pelo governo Lula. Ele tinha cor verde-oliva.
Não é de hoje que uma das estratégias políticas contra a eleição do atual governo foi clamar pela questão da “ditadura comunista”. Apesar de o discurso ter saído dos “trends”, ainda temos visto algumas fake news pontuais sobre o assunto.
A de hoje aponta para um vídeo no qual um homem “denuncia” que um quartel do Exército foi pintado da cor vermelha e que antes era verde-oliva. Leia a mensagem que circula online e a transcrição do vídeo em questão:
Versão 1: Simbologia explica??? Quartel do @exercitooficial pintado de vermelho – e não de verde oliva??? Será que é para virar Corpo de Bombeiros? Ou faz parte do novo estilo de não lembrar 31 de março de 1964??? É o Efeito Melância??? Ou uma adesão aos donos do poder no @planalto ???
Versão 2: Bom dia pessoal, hoje dia trinta do três de dois mil e e vinte e três estou aqui no Mato Grosso do Sul em Mundo Novo aqui perto da divisa com com o Paraná e me deparei com essa situação aqui. Dei uma olhada o seguinte olha pintaram aqui ó uma base do exército ó lá no fundo lá ó. Vou puxar um pouco mais pra vocês terem uma ideia. Toda ela pintada de vermelho.
Vídeo: é falso que Centauro faliu e está fazendo liquidação em site Liquida Tauro
Eu sempre passava aqui essa base do exército sempre foi verde oliva tá? Tinha as cores de verde. Ali ó é uma torre e tudo pintado de vermelho ó. O vermelho mais bem vermelho mesmo. Dê uma olhada. Vê se tem lógica uma coisa dessa. Né? Olha aqui oh Exército Brasileiro e lá ao fundo oh o vermelhão lá na base da gente. Beleza? Então fica o registro aí Já está começando a mudar, viu
Quartel do Exército foi pintado de vermelho pelo governo Lula?
Não ia demorar para a história gerar um alarde imenso em redes sociais e suscitar protestos entre pessoas que não nutrem simpatia ao governo Lula. Só um detalhe: a tese que está circulando é falsa.
O histórico de fake news desta natureza já nos deixa muito preocupados da veracidade da informação. Não é de hoje que informações falsas tentando relacionar ações com o “comunismo” circulam na internet. Desmentimos, por exemplo, que Lula confirmou a criação de um “exército vermelho”, que mudou a bandeira do Brasil para colocar o vermelho e que a bandeira da China tomou conta de uma cidade.
Ao buscar pelo assunto, não demorou para descobrirmos alguns pontos. O primeiro é que o local em questão é relativo ao batalhão de cavalaria da cidade de Mundo Novo. O segundo é que (como mostra esta publicação) o local já tinha as cores vermelhas antes de 2023.
Terceiro, descobrimos que, na realidade, o vermelho e branco são as cores oficiais da cavalaria do Exército Brasileiro. Quarto, a Agência Lupa (site de checagem) desmentiu a informação e também apontou que não houve qualquer mudança de cores no local.
É importante citar que esta retórica de que o Brasil com Lula (seja para o bem ou para o mal) virou comunista não cola. Além de o comunismo ter acabado há mais de 30 anos, não há clima político para qualquer grupo político sair “tratorando” uma ideologia.
Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Exército Brasileiro resolveu, agora com Lula, pintar os batalhões do Exército de vermelho. O local que foi filmado é, por tradição, pintado desta cor e não teve qualquer alteração no atual governo.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/41sX0QS |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |