Putin fala sobre fraude nas eleições do Brasil e diz que vai intervir em nosso país #boato

Boato – Putin afirma que está de olho nas acusações de fraude nas eleições brasileiras e que irá intervir se necessário 

A Rússia esteve em evidência no cenário mundial, nos últimos meses, por causa dos ataques contra a Ucrânia. O país russo iniciou os ataques após a aproximação da Ucrânia com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), no início de 2022.

Desde então, a Rússia tem sofrido bloqueios econômicos e afastamentos políticos. Exemplo disso foi a retirada da Rússia da plataforma Swift, um serviço global de telecomunicações entre instituições financeiras do mundo todo.

Mas mesmo sustentando uma guerra na Europa, parece que a Rússia segue de olho no restante do mundo. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria aparecido em um vídeo, discursando sobre as supostas fraudes nas eleições de 2022. Segundo a publicação, Putin teria dito que está de olho nas acusações de fraude nas eleições brasileiras. Ainda segundo a história, Putin teria afirmado que irá intervir no Brasil, caso as acusações sejam comprovadas. Confira:

Versão 1: “DE FRAUDES NAS ELEIÇÕES POIS DIGO QUE ESTAMOS ACOMPANHANDO TUDO NO BRASIL CASO ISSO ACONTEÇA VAMOS INTERVIR OK!”. Versão 2: “PUTIN DIZ SE HOUVER FRAUDE NAS ELEIÇÕES A RÚSSIA VAI INTERVIR”. Versão 3: “PUTIN FALA SOBRE A FRAUDE NAS ELEICÕES  NO BRASIL!”.

Putin fala sobre fraude nas eleições do Brasil e diz que vai intervir em nosso país?

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou alguns eleitores de Bolsonaro animados com a notícia. Entretanto, a informar não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo e da tradução equivocada da fala de Putin.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de Fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, não é de hoje que histórias falsas sobre supostas fraudes nas eleições brasileiras circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a fraude nas eleições foi confirmada em uma seção de Confresa (MT) que teve zero votos para Bolsonaro. Também a que indicava que o STM teria lançado um decreto declarando a invalidade das eleições por fraude nas urnas e, por fim, a que apontava que o Itaú teria financiado a fraude nas urnas eletrônicas, nas eleições de 2022.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que a legenda da fala de Putin foi alterada. No vídeo original, é possível ver Putin discursando após um encontro com o presidente Jair Bolsonaro, em fevereiro de 2022.

O serviço de checagem Aos Fatos desmentiu toda a história. De acordo com eles, o recorte do vídeo mostra Putin falando sobre as relações comerciais da Rússia com o Brasil. O discurso completo está disponível, en inglês, no site oficial do governo da Rússia. Segundo o Aos Fatos, o trecho recortado do vídeo mostra Putin falando sobre os Conselhos de Empresários Russo-Brasileiro e Brasileiro-Russo. Putin ainda explica que os Conselhos haviam programado uma série de reuniões para a visita de Bolsonaro na Rússia e que o presidente do Brasil se encontraria com os representantes dos Conselhos. Além disso, Putin ainda falou sobre o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Em resumo: a história que diz que Putin teria falado sobre a fraude nas eleições do Brasil e dito que iria intervir em nosso país é falsa! O trecho do vídeo usado como prova teve as legendas alteradas. O vídeo foi gravado em fevereiro de 2022, durante uma visita do presidente Jair Bolsonaro, na Rússia. Na ocasião, Putin falava sobre as relações comerciais entre a Rússia e o Brasil e que Bolsonaro iria se encontrar com lideranças dos Conselhos de Empresários Russo-Brasileiro e Brasileiro-Russo. A transcrição, em inglês, está disponível no site oficial do governo da Rússia. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso