Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT vai espalhar fake news que Bolsonaro estuprou menina de 14 anos na véspera da eleição #boato

PT vai espalhar fake news que Bolsonaro estuprou menina de 14 anos na véspera da eleição #boato

PT vai espalhar fake news que Bolsonaro estuprou menina de 14 anos na véspera da eleição, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – PT se prepara para divulgar fake news associando Bolsonaro à estupro de adolescente nas vésperas das eleições, mostra vídeo. 

Acompanhamos, desde as eleições 2018, o crescimento do uso das redes sociais no ambiente eleitoral. O mundo digital se tornou palco para o debate político fomentado pela polarização política, e foi justamente nesse cenário que as fake news se transformaram em estratégia de campanha. É claro que, embora haja um enorme esforço para conter a desinformação, os boatos marcaram o debate político de novo.

Pois bem, dessa vez, o alerta aponta que o Partido dos Trabalhadores (PT) se prepara para divulgar, na véspera das eleições, uma fake news onde associa Bolsonaro ao estupro de uma adolescente de 14 anos. A mensagem afirma que “vão jogar uma fake que Bolsonaro estuprou uma menina de 14 anos no passado” e que trata-se de uma “menina que não tem nada a perder”. Em uma das versões, circula o vídeo em que um sujeito diz que em breve “pega mais conteúdo exclusivo com o Lula”. Leia:

Versão 1: Nas vésperas, uns 2 dias antes, irão jogar uma fake que Bolsonaro estuprou uma menina de 14 anos no passado. Vão pegar uma menina que não tem nada a perder, já tem até advogados pra livrar ela,  AVISEM TODOS COM ANTECEDÊNCIA QUE FARÃO ESSA FAKE!! Versão 2: Entrei em contato com algumas pessoas do PL que conheço, e alguns já tinham visto. A suspeita é que nas vésperas, uns 2 dias antes, joguem uma fake que Bolsonaro estuprou uma menina de 14 anos no passado. Vão pegar uma menina que não tem nada a perder, o PT banca advogados como vcs sabem pra livrar ela, e querem com isso não vai dar tempo de desfazer a fake porque será de última hora. GENTE, AVISEM TODOS COM ANTECEDÊNCIA QUE FARÃO ESSA FAKE!! É assim mesmo, o PT só joga sujo. Ver trecho do link entre 10min10 e 11min. Ver foto do tweet do Janones com a Carla Zambelli no qual ele joga o spoiler da fake. Alertem seus amigos!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição:Gente só dizer o seguinte: muda toda hora né? Vocês lembram que eu fiz uma live há 48 horas atrás e eu falei olha o foco vai ser esse nós vamos bater nisso e naquilo e, de repente, eu mudei tudo porque a rede social é isso. Ela funciona na velocidade da luz e a gente tem que ir se adequando. Então eu estou falando isso aqui e amanhã já muda tudo uma coisa que eu estou falando que eu vou divulgar um e não divulgo. É isso é a dinâmica das redes. Por isso estou pedindo para vocês ficarem extremamente atentos ao Telegram. Essa semana eu vou pegar mais conteúdo exclusivo com o Lula, vê se ele faz mais áudios e mais vídeos, beleza? Abraço, fica com Deus e estamos juntos. 

PT vai espalhar fake news que Bolsonaro estuprou menina de 14 anos na véspera da eleição?

Já que anteciparam o boato, antecipamos o desmentido! O alerta, além de sem pé nem cabeça, é mentiroso. Isso porque não há provas da acusação e tampouco lógica na previsão da fake news.

A farsa começa pela própria mensagem, que é vaga, alarmista e não cita datas ou fontes confiáveis. Apesar da falta de lógica, o alerta ganhou força apoiada na declaração do presidente Jair Bolsonaro de que “pintou um clima” com meninas venezuelanas no Distrito Federal.

Junto ao alerta, circula um vídeo em que um sujeito diz que “essa semana pegará mais conteúdo exclusivo com o Lula”. As imagens fazem parecer que o conteúdo “exclusivo” seria a suposta denúncia, mas a verdade é que o vídeo nada tem a ver com a previsão da fake news, já que o sujeito sequer fala em fake news, acusações de estupro ou algum suposto escândalo.

Curiosamente, o boato segue o mesmo enredo de muitas mensagens que já circularam pelas páginas do Boatos.org. Em 2018, um alerta apontava para um atentado contra Haddad planejado pelo próprio partido. Este ano, um vídeo afirmava que o deputado federal André Janones estava planejando um falso atentado contra Lula. Em ambos os casos, as “previsões” não se concretizaram. Aliás, não só não se concretizaram, como também foram desmentidas.

Junte isso ao fato de que, ao buscarmos sobre o assunto, não encontramos nenhuma prova da suposta acusação de estupro. Com isso, podemos concluir que o PT não vai espalhar fake news que Bolsonaro estuprou menina de 14 anos na véspera da eleição. Ou seja, a história não passa de #boato!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: