PT vai organizar falso atentado contra Haddad a três dias das eleições #boato

Boato – Denúncia de deputado federal do PT aponta que partido vai organizar um falso atentado contra Fernando Haddad a três dias das eleições só para gerar comoção do eleitorado.

Há exatamente uma semana do segundo turno das eleições, as fake news estão cada vez mais focadas sobre o que deve acontecer nessa reta final de campanha. Com o “clima de decisão”, estamos vendo cada vez mais denúncias falsas absurdas. Hoje, vamos falar de mais uma.

De acordo com um vídeo que está viralizando no WhatsApp, o PT vai tentar uma última cartada para ganhar as eleições: simular um atentado contra Fernando Haddad (candidato do partido). O objetivo seria fazer com que fosse criada uma comoção na sociedade e que Haddad derrotasse Bolsonaro. Assista a filmagem (só com áudio), leia a transcrição e a mensagem que a acompanha:

Mensagem: Pt vai simular atentado a Haddad pra gerar comoção nacional três dias antes das eleições!! Compartilhem!!! Mesmo que seja mentira, pelo menos já estamos preparados!!! E se for verdade, eles vão abortar, pq todo mundo já estará sabendo!!!

Transcrição: Um alerta importante. Vazou hoje de dentro de um gabinete de um deputado federal do PT e essa informação é sigilosa e foi repassada para nós que o PT está organizando um falso atentado a Haddad três dias antes da eleição. Como assim? O PT vai simular uma tentativa de homicídio a Haddad para levar a sociedade brasileira à comoção nacional. Essa raça imunda é capaz de tudo. Então, antes que aconteça, você já está alertado sobre o que vai acontecer. Eles vão usar a mentira, a falsidade, o engano pra tentar convencer você que nós somos terroristas e intolerantes. Haddad vai usar a última cartada pra tentar conquistar eleitores usando a comoção nacional. Não acredite no que você vai ouvir da mídia. Não vai haver atentado algum e eles vão mentir para você.

PT vai simular atentado contra Haddad a três dias das eleições?

A acusação é grave e foi compartilhada por muita gente. Ao analisar a denúncia sobre o falso atentado, chegamos a duas conclusões. 1) O sujeito que gravou o vídeo é corajoso (lançar uma dessas “na lata” é para poucos). 2) A história é falsa e sem lógica. Vamos aos fatos.

Como falamos antes, a tal acusação é muito grave para que não sejam apresentadas provas. E, ao buscarmos sobre o assunto (que está circulando há, no mínimo, quatro dias), sabe quantas provas encontramos? Zero.

Não há qualquer prova sobre qualquer denúncia vazada por “deputados do PT” (aliás, o sujeito que grava o vídeo sequer cita o nome do deputado ou quando a informação teria vazado). Além de vaga, a história é alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Vale dizer que a própria mensagem que acompanha o vídeo aponta que há a possibilidade de “ser mentira”.

Ou seja: temos uma denúncia grave, sem provas e que já se “desmente”. Mas tem mais um ponto: a tese não tem a mínima lógica. Não faz o mínimo sentido um partido “organizar um atentado”, correr o risco de ser descoberto e colocar a vida de alguém em risco apostando em uma possibilidade (veja bem, possibilidade) de crescimento nas eleições. Sabe o que é pior: tem gente que ficou indignada com a fake news de que Bolsonaro forjou seu o atentado, mas que compartilhou a versão Haddad.

Resumindo: uma vez que a história surgiu em uma fonte não confiável (vídeo de gente jogando no ar sem provas no WhatsApp não é fonte confiável), passaram-se alguns dias e não há provas (nem lógica da veracidade) e a tese é muito frágil, não temos nada a dizer além de que a história é mais uma fake news que viralizou na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

15 comentários em “PT vai organizar falso atentado contra Haddad a três dias das eleições #boato

  • 24/10/2018 em 22:31
    Permalink

    Esse site acabou de se desmoralizar,pois tem vídeo da Glaisi Hoffman falando disso !!! Então fica COMPROVADA A ARMACAO DO PT EM FORJAR ATENTADO CONTRA HADDAD,E MANUELA.. no vídeo a Glaisi fala de Haddad e lindemberg.. e isso prova que a ORCRIM PETISTA é uma narco capaz de tudo assim como sua irmã Farc

    Resposta
  • 23/10/2018 em 19:51
    Permalink

    Não duvido que isso aconteça. Prlo poder eles sao capazes de tudo, até de perdoar os “golpistas”, especialmente pelas palavras de Gleisi.

    Infelizmente a eleição chegou a esse ponto: fake news de um lado e desespero de outro.

    Resposta
  • 23/10/2018 em 16:51
    Permalink

    TEM ME AJUDADO A NÃO DISEMINAR NOTICIAS FALSAS.

    Resposta
  • 23/10/2018 em 16:46
    Permalink

    Eu não divido de mais nada nessa campanha, principalmente vindo do PT

    Resposta
  • 23/10/2018 em 16:33
    Permalink

    Meu caro, Gleisi Hoffman que falou isso em um vídeo.
    E não foi fake, não.

    Resposta
  • 23/10/2018 em 14:39
    Permalink

    Vindo desse PT – Partido das Trevas, tudo é possível! A sede de poder deles os torna capaz de qualquer coisa!
    #Bolsonaro17

    Resposta
  • 23/10/2018 em 13:39
    Permalink

    Do PT pode se esperar QUALQUER COISA!
    Não duvido nem um pouco disso!

    Resposta
  • 23/10/2018 em 10:14
    Permalink

    Ou vocês são ingênuos, ou são petistas querendo que a gente acredite que isso é só boato.

    Resposta
  • 23/10/2018 em 09:53
    Permalink

    Leia mais sobre false flags na história da política mundial, e então você poderá dizer que não faz menor sentido.

    B17

    Resposta
  • 23/10/2018 em 02:11
    Permalink

    Quem publicou a notícia foi a jornalista Joice, como tantas outras denúncias feitas e verídicas.
    Vai falar com ela afinal ela sempre tem como provar afinal ela sim é uma Jornalista que fala e mostra a verdadeira notícia, sem manipulação.

    Resposta
  • 23/10/2018 em 00:40
    Permalink

    Cadê o link para os comentários que eu quero os ler?

    Resposta
  • 23/10/2018 em 00:02
    Permalink

    Se era previsto,ja foi frustrado o elemento surpresa. Obviamente que nao ocorrera.

    Resposta
  • 22/10/2018 em 15:50
    Permalink

    O PT mostra a cada dia seu lema, calúnia, dissimulação, vantagens ilícitas, etc, também com o criador enjaulado, mas acreditem o crânio por trás de tudo isso não é Lula ele é pinguço e burro, é o José Dirceu.

    Resposta
  • 22/10/2018 em 01:10
    Permalink

    “Nós podemos fazer o diabo quando é a hora da eleição”. – Dilma Rousseff, PT.

    Resposta
  • 21/10/2018 em 18:01
    Permalink

    A materia acima : Globo admite que manifestação pró Bolsonaro é a maior…..boato.org

    A notícia é verdadeira, não vi na Globo, mas o G1 noticiou e eu assisti.
    G1 pertente as organizações Globo.

    Por favor verifiquem melhor o que vocês publicam como sendo boato, vai ficar chato se nós começarmos a verificar este ato de desmentir coisas verdadeiras.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)