Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Janones planeja falso atentado contra Lula na última semana de campanha #boato

Janones planeja falso atentado contra Lula na última semana de campanha #boato

Janones planeja falso atentado contra Lula na última semana de campanha, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Denúncia em vídeo afirma que André Janones está planejando atentado falso contra Lula para colocar culpa em Bolsonaro.

O deputado federal André Janones tem dado o que falar nas redes sociais nas últimas semanas. Filiado ao PT e apoiador ferrenho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Janones tem usado táticas bolsonaristas para ampliar o engajamento de Lula na internet.

E isso está repercutindo de maneira negativa na Justiça. Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou a remoção de conteúdos das páginas de Janones, os que falam sobre a proposta de redução do salário mínimo do ministro Paulo Guedes e sobre o presidente Jair Bolsonaro apoiar os ataques do ex-deputado Roberto Jefferson à Polícia Federal.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que Janones tem outros planos em mente. Segundo uma publicação, o deputado federal André Janones estaria planejando um falso atentado contra Lula, em Goiás, na última semana de campanha. Ainda segundo a história, Janones estaria fazendo tudo isso para culpar Bolsonaro. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Patriotas, hoje dia 24/10, eu tenho uma informação muito importante pra vocês! Faltando poucos dias pras eleições, já peço que vocês compartilhem esse vídeo com o maior número de pessoas que vocês tiverem condição, me siga no Instagram, porque vou estar trazendo maiores detalhes sobre essa questão. O marqueteiro de campanha do ex-presidente Lula, o André Janones, está planejando um atentado contra o ex-presidente Lula para culpar o presidente Bolsonaro. Isso mesmo! Eles estão querendo criar uma comoção a nível nacional através desse atentado, para pegar aquelas pessoas que não querem ir votar ou que ainda estão indecisas. Com isso, eles estão querendo criar uma situação de emoção nas pessoas, de pena, para que essas nas pessoas vá às urnas e vote no Lula. Porque eles sabem que já perderam as eleições. Então, eles vão fazer de tudo essa semana para tentar reverter o maior número de votos possíveis. Então, pessoal, compartilhem esse vídeo. Não vamos deixar que eles realize essa situação, não vamos deixar que eles planejem essa situação arquitetada para prejudicar o presidente Bolsonaro. Compartilhe com o maior número de pessoas essa informação. Um abraço a todos e rumo a vitória que dia 30 é 22”.

Versão 2: “VEJAM SE TEM CABIMENTO. JANONES ACHA QUE BOLSONARO VENCEU EM 2018 PQ FOI ESFAQUEADO. AGORA QUEREM PLANEJAR UM ATENTADO A LULA PRA CULPAR BOLSONARO”. Versão 3: “URGENTE!!! ISSO É  GRAVÍSSIMO!!!! SIMULAÇÃO DE ATENTADO  AO LULA!!! ESSE JANONES TEM QUE SER PRESO!!!”.  Versão 4: “Janones armando um atentado contra Lula para por culpa no Bolsonaro. Compartilhe urgente”.

Janones planeja falso atentado contra Lula na última semana de campanha?

A suposta informação pegou muita gente de surpresa e viralizou nas redes sociais, especialmente, no Twitter e em grupos bolsonaristas no Facebook. Entretanto, essa história não tem um pingo de verdade. A explicação está na origem da informação e na falta de provas.

Quando nos deparamos com a mensagem, logo percebemos se tratar de uma informação falsa. Isso porque ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, o pedido de compartilhamento, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, não encontramos nada que pudesse sustentar o argumento do homem do vídeo. Apenas identificamos acusações em redes sociais, mas sem provas.

Analisando toda a história, percebemos que a narrativa é idêntica à outra fake news já desmentida aqui no Boatos.org. Em 2018, uma história apontava que o PT iria realizar um atentado falso contra Fernando Haddad a três dias das eleições. A história de hoje se baseia, inclusive, na “denúncia” da época. Ou seja, apenas reciclaram a fake news.

Assim como apontamos em 2018, a denúncia é grave e não apresenta nenhuma prova. Na época, a história apontava que a denúncia teria sido feita por um deputado, que sequer teve o nome citado. Como já dissemos várias vezes por aqui, o ônus da prova é sempre de quem acusa. Na história de hoje, temos o mesmo problema: o homem faz diversas acusações, mas não diz nem de onde tirou a informação.

Se isso não bastasse, a suposta estratégia de um atentado não parece ser muito inteligente. O ex-presidente Lula já aparece na frente de todas as pesquisas de intenção de votos. Qualquer ação que aponte para uma farsa poderia prejudicar (e muito) Lula, queimando sua imagem e causando desconfiança em seus eleitores. Por fim, a história teve tanta repercussão que o próprio homem que gravou o vídeo com as acusações acabou apagando a publicação com a história.

Em resumo: a história que diz que Janones está planejando um atentado falso contra Lula para culpar Bolsonaro é falsa! A história surgiu do nada e sem nenhuma prova. Apesar das acusações, o homem que aparece no vídeo não indica nenhuma prova que possa sustentar toda a história. Na realidade, ela é basicamente idêntica à outra história que desmentimos em 2018 e apontava que o PT estaria planejando um atentado falso contra Haddad para impulsionar a campanha. Por fim, o homem que gravou o vídeo acabou deletando a publicação de suas redes sociais. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso