Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que prefeito de Canoas tenha colocado um adesivo de Lula em doações e apanhado do povo

É falso que prefeito de Canoas tenha colocado um adesivo de Lula em doações e apanhado do povo

Prefeito de Canoas colocou adesivo do Lula nas doações e apanhou da população, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O prefeito de Canoas Jairo Jorge resolveu colocar um adesivo do Lula nas doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e apanhou da população.

Análise

Se formos falar das enchentes no Rio Grande do Sul, podemos dizer que chegamos a um ponto no qual as fake news diminuíram um pouco. Agora, o que temos é mais do mesmo. É o caso da história de hoje, que já circulou em outras roupagens.

A história mostraria algo que teria ocorrido com prefeito de Canoas Jairo Jorge. Um vídeo de uma grande confusão em um ginásio está circulando junto a mensagens que apontam que se trataria da população batendo nele por ele querer colocar o adesivo de Lula nas doações para vítimas das enchentes. Leia a mensagem que está viralizando e veja o vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Prefeito de Canoas, Jairo Jorge que foi filiado ao PT por 31 anos e agr PSD. Foi descoberto colocando adesivo do governo Lula em doações de voluntários.
É agredido por desabrigados em um Ginásio Municipal, que souberam da fraude. AGORA É A SUA VEZ. FAZ O L DE LADRÃO AI FEZ ?

Checagem

Um conteúdo muito similar já foi tratado no Boatos.org há poucos dias. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões com informações novas ou que já foram escritas aqui. São elas: 1) É verdade que o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, quis colocar um adesivo de Lula nas doações? 2) É verdade que Jairo Jorge apanhou das pessoas em um ginásio? 3) Qual a origem do vídeo atribuído ao prefeito de Canoas?

É verdade que o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, quis colocar um adesivo de Lula nas doações?

Não. Na realidade, a história é uma adaptação de outra fake news que já foi desmentida no Boatos.org. Na ocasião, era dito que Jairo Jorge teria lançado um decreto que previa o confisco de doações para o poder público e que teria colocado adesivos do governo federal nelas.

A informação é falsa. O decreto não previa o confisco de doações e é falso que Jairo Jorge teria colocado o “adesivo do Lula” nas doações feitas pelo “povo”.

É verdade que Jairo Jorge apanhou das pessoas em um ginásio?

O mesmo vídeo já foi utilizado em duas histórias falsas. Uma delas falava que Paulo Pimenta havia sido agredido em um ginásio no Rio Grande do Sul. A outra citava o mesmo Jairo Jorge. Em vez se falar em “adesivo de Lula”, a outra versão do fake falava sobre a fake do decreto do confisco. Nas duas ocasiões, falamos sobre a origem real do vídeo. Você pode ler no próximo tópico.

Qual a origem do vídeo atribuído ao prefeito de Canoas?

Conforme já apontamos, o vídeo, na realidade é de incidente ocorrido durante uma assembleia de professores e funcionários ligados à educação estadual no Ceará. Esta matéria do g1 aponta que a confusão começou por conta de uma discordância entre professores e membros do sindicato dos professores da rede pública. Não há qualquer relação com o contexto das enchentes no Rio Grande do Sul.

Conclusão

Fake news ❌

A história que aponta que Jairo Jorge quis colocar um adesivo de Lula nas doações feitas pela população às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma nova versão de um fake já desmentido aqui.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).