Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Prédio da Localiza em Belo Horizonte exibe mensagem Bolsonaro 2022 #boato

Prédio da Localiza em Belo Horizonte exibe mensagem Bolsonaro 2022 #boato

Prédio da Localiza em Belo Horizonte exibe mensagem Bolsonaro 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em Belo Horizonte (MG), prédio da Localiza exibe mensagem “BH é Bolsonaro”, em apoio ao presidente nas eleições de 2022. 

As eleições presidenciais de 2022 prometem dar o que falar. Não só por um possível embate entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , mas por nomes como Sérgio Moro, João Doria e Rodrigo Pacheco.

No momento, a corrida presidencial está na fase das pré-candidaturas, onde os candidatos buscam conversas político partidárias e alianças. Porém, os nomes definitivos só devem ser revelados no início de agosto de 2022, após as convenções partidárias.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, mesmo sem a confirmação, o presidente Jair Bolsonaro já estaria recebendo o apoio de seus seguidores. Segundo as publicações, um prédio da empresa Localiza, em Belo Horizonte (MG), teria exibido em um telão uma mensagem de apoio a Bolsonaro, direcionada às eleições de 2022. Ainda segundo a história, a mensagem “BH é Bolsonaro” teria sido exibida recentemente, em fevereiro de 2022. “Prédio da LOCALIZA em BH. Av. BERNARDO VASCONCELOS. EU TE AMO BH BOLSONARO 2022”, diz a mensagem que acompanha o vídeo.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Prédio da Localiza em Belo Horizonte exibe mensagem Bolsonaro 2022?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter e animou os grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo.

Ao olhar para a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, nos últimos dias, histórias falsas pró-Bolsonaro circularam com frequência na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Adélio Bispo teria afirmado que foi contratado pelo PT para matar Bolsonaro. Também a que indicava que Bolsonaro teria sido recebido por uma multidão, em 2022, em uma visita em Teresina (PI) e, por fim, a que aponta que Bolsonaro teria criado uma rede de postos de combustíveis sem a cobrança de impostos.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto, mas nada encontramos. Descobrimos apenas que, em abril de 2020, no início da pandemia, a empresa usou seu prédio em Belo Horizonte (MG) para passar uma mensagem de esperança às pessoas. Na oportunidade, a empresa iluminou algumas janelas do prédio, formando um coração. Exatamente como aparece no vídeo.

Foi aí que decidimos buscar pelo nome do usuário do Tik Tok que aparece no vídeo. Ao acessar o canal, é possível perceber que a página conta com diversas montagens em formato de vídeo (algumas, bastante irreais). Além disso, a conta se identifica como uma página de marketing digital e possui diversas publicações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Por fim, ao acessar o vídeo disponível na página, que está em resolução mais alta, podemos ver claramente que se trata de uma edição digital.

Em resumo: a história que diz que o prédio da Localiza, em Belo Horizonte (MG), teria exibido uma mensagem de apoio a Bolsonaro, nas eleições de 2022, é falsa! Ao pesquisar por mais informações, descobrimos que as luzes em formato de coração faziam parte de uma ação da Localiza, em abril de 2020, como uma mensagem de esperança aos brasileiros que entravam em um período de quarentena. Além disso, ao acessar o canal do Tik Tok que aparece nas imagens, descobrimos que o vídeo é fruto de edição digital. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso