Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que prédio em Nova York tenha escrito “the world needs Lula in jail” (O mundo precisa de Lula na cadeia) hoje

É falso que prédio em Nova York tenha escrito “the world needs Lula in jail” (O mundo precisa de Lula na cadeia) hoje

Prédio da Chrysler em Nova York escreveu o mundo precisa de Lula na cadeia the world needs Lula in jail hoje, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O prédio da Chrysler em Nova York escreveu hoje “The world needs Lula in jail” (o mundo precisa de Lula na cadeia).

Análise

O posicionamento de Lula no cenário internacional tem feito com que informações falsas que têm outros países como cenário viralizem na internet. É o caso da história de hoje.

Tem circulado na internet uma imagem que seria de um pedido de “Lula na cadeia”. Trata-se da foto do prédio do edifício Chrysler, em Nova York. A mensagem seria “The world needs Lula in jail” (o mundo precisa de Lula na cadeia). Leia e veja:

Confira o desmentido em vídeo:

Em New York City, no prédio da Chrysler, um dos mais altos da capital do mundo, para todo mundo ver, em letras gigantes: O MUNDO PRECISA DE LULA NA CADEIA !!!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Este conteúdo não é novidade na internet. Porém, na época das eleições de 2022, o Boatos.org fez uma checagem mais rápida. Por isso, vamos aprofundar a checagem respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que o prédio da Chrysler em Nova York escreveu “The world needs Lula in jail” ou “O mundo precisa de Lula na cadeia”? 2) Qual é o contexto da imagem do edifício Chrysler, em Nova York? 3) A mensagem sobre Lula já gerou outras fake news?

É verdade que o prédio da Chrysler em Nova York escreveu “The world needs Lula in jail” ou “O mundo precisa de Lula na cadeia”?

Não. A imagem que você viu ali em cima é uma montagem em cima de uma imagem real que surgiu durante o período eleitoral de 2022. Em nenhum momento, foi colocado o “jail” na imagem.

Qual é o contexto da imagem do edifício Chrysler, em Nova York?

Em 29 de outubro de 2022, o perfil ClimaInfo no X publicou uma projeção do edifício com os dizeres “O mundo precisa de Lula” (“The world needs Lula”). A projeção visou chamar atenção para as eleições no Brasil e a questão climática. Não há registro quem pagou pela projeção. Veja:

A mensagem sobre Lula já gerou outras fake news?

Sim. A primeira foi essa montagem que citava “Lula in jail”. Recentemente, houve outra. Começaram a viralizar que a mensagem “The world needs Lula” havia sido compartilhada no contexto dos conflitos de Israel e Hamas. Agora, juntaram as duas fake news (montagem + compartilhamento fora de contexto).

Conclusão

Fake news ❌

A imagem que está circulando na internet não passa de uma montagem. É falso que o edifício Chrysler nos Estados Unidos tenha feito qualquer projeção pedindo Lula na cadeia. Era uma fake news e continua sendo uma balela.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).