Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Imagem de prédio com os dizeres “The World Needs Lula” não é de 2024 e não tem relação com fala sobre Israel

Imagem de prédio com os dizeres “The World Needs Lula” não é de 2024 e não tem relação com fala sobre Israel

Prédio de Nova York está com letreiro O mundo precisa de Lula após declaração de presidente do Brasil sobre Israel, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Um prédio de Nova York surgiu com o letreiro “The World Needs Lula” (o mundo precisa de Lula) após fala do presidente do Brasil sobre Israel.

Análise

A fala de Lula sobre a guerra entre Israel e o Hamas gerou mais do que polêmica. Após o governo israelense se manifestar contrariamente ao discurso do presidente brasileiro, uma guerra de narrativas surgiu na internet.

Entre as pessoas que se colocam “100% ao lado do presidente”, está circulando uma imagem que seria a prova de que o presidente brasileiro está certo. Na foto, um letreiro de um prédio está com os dizeres “The World Needs Lula” (o mundo precisa de Lula).

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Junto à imagem, estão circulando mensagens que apontam que a foto teria sido tirada em 2024 e a manifestação era em apoio pela fala dele sobre Israel. Leia as mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Imagem de Nova Iorque hoje. Tem algum bolsonarista aí que poderia traduzir ? Não sei falar inglês muito bem!  Versão 2: Vou dormir. Boa noite a todos, em especial ao meu presidente @LulaOficial Nova Yorque hoje “The world needs Lula” Versão 3: Que imagem! Nos prédios de Nova York O Mundo Precisa de LULA THE WORLD NEEDS LULA Compartilhe

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que um prédio de Nova York aparecer com os dizeres The World Needs Lula em 2024? 2) Qual o contexto dos letreiros luminosos no prédio? 3) Houve algum posicionamento sobre a fala de Lula em Nova York?

É verdade que um prédio de Nova York aparecer com os dizeres The World Needs Lula em 2024?

Não. Para começar, a fala de Lula (que, por mais que o fãs não aceitem, foi fora de tom) não geraria uma reação dessas sem virar notícia. E, ao buscar sobre a tal manifestação, nada encontramos a respeito. Para além disso, já sabemos o contexto por trás da imagem em questão.

Qual o contexto dos letreiros luminosos no prédio?

Já desmentimos por duas vezes a tal história. Em 2022, uma montagem apontava que o pedido era de “Lula na cadeia”. Em 2023, o letreiro circulou como se fosse da época e como se fosse do Empire State Building. 

Nas duas ocasiões, explicamos que a mensagem “The World Needs Lula” é, na realidade, de 29 de outubro de 2022 (período do segundo turno das eleições) e foi fruto de uma projeção no Chrysler  Building (em Nova York). 

Houve algum posicionamento sobre a fala de Lula em Nova York?

Não. Em 2022, o pedido era totalmente relacionado à pauta do meio ambiente. Em um momento no qual o governo Bolsonaro sofria críticas por conta da questão do clima, a projeção foi feita.

Não há nenhuma manifestação de apoio de grande magnitude por parte dos Estados Unidos e de grupos em questão sobre a fala dele sobre Israel.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que um prédio de Nova York tenha colocado uma mensagem “o mundo precisa de Lula” em 2024, após a fala do presidente brasileiro sobre a guerra de Israel. A imagem é antiga e não tivemos acesso a qualquer manifestação semelhante de apoio ao seu posicionamento.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).