Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Povo faz manifestação gigantesca em frente a hospital onde Bolsonaro ficou internado #boato

Povo faz manifestação gigantesca em frente a hospital onde Bolsonaro ficou internado #boato

Povo faz manifestação gigantesca em frente a hospital onde Bolsonaro ficou internado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que muitas pessoas fazem uma manifestação gigantesca em frente ao hospital onde o presidente Jair Bolsonaro foi internado.

Não demorou muito para a internação do presidente Jair Bolsonaro gerar notícias falsas aos montes na internet. Depois de teorias da conspiração falsas que falam sobre envenenamento e “invasão” por parte de alguém do PcdoB, agora um vídeo inflama fãs do presidente.

As imagens mostram uma grande manifestação e, de acordo com mensagens, ela teria ocorrido em frente ao hospital Vila Nova Star. Ou seja: no hospital onde Bolsonaro estava internado. Leia o que dizem algumas mensagens que circulam online:

Versão 1: Isso a Globo jamais vai mostrar. Manifestação do povo em frente ao hospital onde nosso Presidente está internado. Enquanto a mídia não mostrar sinal que estamos no caminho certo. Versão 2: EM FRENTE AO HOSPITAL ONDE O BOLSONARO ESTÁ INTERNADO!

Povo faz manifestação gigantesca em frente a hospital onde Bolsonaro está internado?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Só no Facebook, as publicações em grupos simpáticos ao presidente da República geraram milhares de compartilhamentos. No WhatsApp, incontáveis visualizações. Porém, o vídeo que está circulando por aí não é de uma manifestação em frente ao hospital que Bolsonaro está internado.

O histórico desse tipo de boato já começa a denotar a farsa. Não é de hoje que manifestações são divulgadas com vídeos de outras ocasiões. Recentemente, teve fake relacionado a chamada Motociata a favor de Bolsonaro e outras manifestações políticas.

Assim como nos outros casos, a mensagem tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável. Ou seja: temos elementos para, no mínimo, duvidar da veracidade da informação.

Não bastasse isso, ao buscar em fontes confiáveis (oficiais ou da mídia), não vimos nenhum grande registro de aglomeração de pessoas em frente ao hospital Vila Nova Star nos últimos dias. Com certeza, uma aglomeração como essa viraria notícia (ou postagens em contas de bolsonaristas).

Com tudo isso, nos restou fazer uma busca sobre a origem do vídeo. Não demorou muito para acharmos registros temporais de antes da internação de Bolsonaro. O vídeo, na realidade, mostra uma manifestação na Avenida Paulista do início de maio de 2021. Na ocasião, o deputado Carlos Jordy divulgou o mesmo vídeo que está circulando por aí. Veja:

Resumindo: o vídeo que aponta que há uma manifestação em frente ao hospital onde Bolsonaro foi internado sequer é recente. Na realidade, as imagens mostram uma manifestação na Avenida Paulista em maio deste ano e nada tem a ver com a descrição que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso