Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra ponte lotada durante motociata em Chapecó (SC) #boato

Vídeo mostra ponte lotada durante motociata em Chapecó (SC) #boato

Vídeo mostra ponte lotada durante motociata em Chapecó (SC), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra milhares de pessoas em ponte, durante motociata em apoio a Bolsonaro, na cidade de Chapecó (SC). 

Em meio à pandemia da Covid-19 no Brasil, infelizmente, diversos eventos clandestinos e oficiais são realidade no país. No dia 26 de junho de 2021, o presidente Jair Bolsonaro participou de uma motociata, em Chapecó (SC), em apoio ao seu governo. Em mais um evento sem utilizar a máscara de proteção contra a Covid-19, o presidente cumprimentou diversos apoiadores.

Em meio à repercussão do caso, algumas fake news têm circulado nas redes sociais. De acordo com uma delas, um vídeo mostraria uma ponte lotada durante a motociata pró-Bolsonaro, em Chapecó (SC). Segundo as imagens, a aglomeração seria a prova de que Bolsonaro venceria as eleições presidenciais de 2022. Confira:

Versão 1: “Olá, pessoal. […] Dá uma olhada nessa multidão, Chapecó, em Santa Catarina, tem 224 mil habitantes. Saiu essa multidão em apoio a Bolsonaro na motociata. Não tem Ibope, não tem IPEC, não tem Datafolha, não tem essa esquerda mequetrefe vagabunda que vai falar que Bolsonaro não ganha essas eleições. Compartilhe esse vídeo, pessoal. […] Cadeia neles. Bolsonaro 2022, Lula na cadeia. Fora, Renan”.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 2: “Motociata em apoio a Bolsonaro! Segundo a esquerda, poucos apoiadores! e segundo o Ibope, data folha, ipec…Bolsonaro não ganha! Só se for na fraude! Chapecó/SC tem só 224 mil habitantes. Olhem a multidão em apoio a Bolsonaro. Será que os brasileiros querem mesmo que o #LulaNaCadeia e sua turma do Foro de SP, os Dirceu, a quadrilha que saqueou só dos cofres públicos na Lava Jato R$14,7 bilhões durante os anos do Governo da petezada voltem ao poder? Será que a população brasileira quer que o sem vergonha do Renan Canelheiros  dos 17 processos no STF volte a comandar o Senado e Congresso?”.

Vídeo mostra ponte lotada durante motociata em Chapecó (SC)?

O vídeo ganhou repercussão na internet, especialmente, nas redes sociais, como o Facebook. Entretanto, o vídeo não tem relação alguma com a motociata pró-Bolsonaro do dia 26 de junho de 2021. A explicação fica por conta da origem das imagens.

Nos últimos dias, histórias falsas sobre as motociatas pró-Bolsonaro têm inundado as redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a marca Harley-Davidson iria lançar uma moto em homenagem a Bolsonaro. Também a que indicava que a motociata pró-Bolsonaro, em São Paulo (SP), teria reunido 1 milhão de pessoas e, por fim, a que apontava que a motociata de São Paulo teria arrecadado 700 toneladas de alimentos em doações.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que o vídeo usado na história de hoje já foi utilizado em outros boatos na internet. Um deles, em 2019, e outro em 2021. Ambas as histórias apontavam que as imagens seriam de manifestações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Porém, na realidade, o vídeo foi gravado no dia 13 de março de 2016, no Espírito Santo. O local da gravação é a Terceira Ponte, que liga as cidades de Vila Velha e Vitória, no estado capixaba. Na ocasião, as pessoas protestavam contra o governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Vale ressaltar que a cidade de Chapecó (SC) não possui uma ponte como a que mostra as imagens. Além disso, a motociata realizada no município não registrou imagens parecidas com as do vídeo.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra uma ponte lotada durante a motociata pró-Bolsonaro, em Chapecó (SC), é falsa! As imagens, na verdade, foram gravadas durante uma manifestação contrária ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. O local da gravação também não é Chapecó, em Santa Catarina. Na realidade, o vídeo foi gravado na Terceira Ponte, que liga os municípios de Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: